Notícias

Poupatempo agenda serviços pelo celular ou tablet
23/06/2015

 

As pessoas ganharam mais um motivo para avaliar bem o Poupatempo, um dos serviços públicos do Estado de São Paulo mais elogiados pela população. Desde o início do mês, está em funcionamento a marcação de horários de atendimento por telefone celular ou pelo tablet, desde que tenham sistema operacional Android ou da Apple.

Para isso, o usuário precisa baixar gratuitamente o aplicativo SP Serviços (ver boxe), criado pela Companhia Paulista de Processamento de Dados (Prodesp), o qual reúne 23 modalidades de serviços disponíveis.

O mais novo deles é o Agendamento Poupatempo, com nove opções de atendimento: duas para Polícia Civil (RG e Atestado de Antecedentes Criminais) e sete para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP): primeira e segunda vias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comunicado de venda de veículo e mudança de endereço do proprietário, suspensão/cassação da CNH, renovação da CNH (com exame médico fora e/ou dentro do posto) e serviços de veículos (licenciamento e impostos, etc.).

Melhorias – Nas unidades móveis, não é possível o agendamento por celular. O gerente do Posto Itaquera, Marcelo Ribeiro, revela que 46% dos usuários do Poupatempo ainda agendam serviço pessoalmente no posto. “A pessoa perde dois dias: um para marcar e outro para ser atendida, a não ser que tenha sorte e consiga os dois no mesmo momento”, ressalva.

Ao fazer o agendamento, o aplicativo exige apenas a data de nascimento do interessado, que deverá ser informada no ato da realização do serviço, para comprovar que o usuário é o mesmo que agendou pelo celular. Essa informação pode ser substituída pelo número de protocolo, visualizado na tela do aparelho no final do agendamento.

A marcação eletrônica a distância de serviços no Poupatempo, diz Ribeiro, propicia infinitas melhorias para as pessoas e as cidades. Essa facilidade dá mais tempo ao cidadão e reduz a circulação de público nas unidades do Poupatempo (com menos filas), nas ruas e até nos transportes públicos. “Tudo tende a melhorar”, observa.

Aprovação – Existem 66 unidades do Poupatempo no Estado: seis na capital; 11 na Região Metropolitana de São Paulo; e, as demais, no interior. O horário de atendimento pode variar de um posto para outro, mas, em geral, ele ocorre entre 7 e 19 horas, de segunda a sexta-feira, e das 7 horas às 13 horas, aos sábados. Ribeiro informa que quase 70% da procura referem-se a RG, seguro-desemprego, Detran.SP, emissão de carteira de trabalho e Atestado de Antecedentes Criminais. No ano passado, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) apurou que o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos entrevistados. Neste ano, em pesquisa do Datafolha, foi eleito pelos paulistanos como o melhor serviço público.

O alvo é o cidadão

Além do Agendamento Poupatempo, o SP Serviços oferece na tela do celular outros 22 aplicativos para o cidadão. Entre outros, há informações sobre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, programas habitacionais da Casa Paulista, Metrô, Bombeiros, EspiaAqui-SP (sobre rodovias e travessias litorâneas), SP versus dengue (dicas para combater o mosquito) e consulta Guia de Trânsito Animal (GTA), para evitar disseminação de doenças em rebanhos de gado.

Passo a passo para fazer o agendamento
• Baixe o aplicativo SP Serviços
• Na tela do aparelho aparecem os 23 serviços oferecidos pelo Estado. O primeiro deles é o ‘Agendamento’. Clique no logotipo do Poupatempo
• Acesse Novo Agendamento
• Surgem na tela os nove serviços oferecidos no Poupatempo (dois da Polícia Civil e sete do Detran). Selecione o serviço desejado
• Escolha o agendamento por data ou local (posto do Poupatempo)
• No caso de dar um clique no segundo, vão aparecer as 66 unidades fixas no Estado. Escolha uma delas
• No visor do aparelho, aparecerão o mês atual e os dias com horários disponíveis para atendimento. Selecione o dia
• Vão aparecer os horários vagos na data. Um deles deve ser selecionado
• Informe a data de nascimento
• Surgirá uma página com o resumo: posto escolhido, endereço, órgão (Polícia Civil ou Detran.SP), tipo de serviço solicitado, data, horário e pedido para confirmar o agendamento
• Será perguntado se a pessoa quer incluir o compromisso na agenda do aparelho (sim ou não)
• Nesse ponto, é exibida uma tela parecida com o resumo, mas acrescida de um número de protocolo. O agendamento está concluído. Ele poderá ser cancelado a qualquer momento, caso o usuário queira (com isso, sua vaga será liberada para outro usuário)
• Se fizer a opção por data, em vez de local, na tela vão surgir as unidades que têm o dia escolhido disponível. O restante do procedimento é igual ao indicado acima

DOE, Executivo II, 23/06/2015, p. I