Notícias

Decisão sobre fechar Minhocão e Paulista será tomada neste mês
02/07/2015

 

Elevado passará por novo teste no sábado (4), com desvio do trânsito a partir das 15h

 

ARTUR RODRIGUES
DE SÃO PAULO

O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta quarta (1º) que deve decidir ainda neste mês sobre a possibilidade de repetir todas as semanas o fechamento do Minhocão aos sábados e da avenida Paulista aos domingos.

A declaração foi dada após divulgação de estudo técnico que avaliou que não houve impacto no trânsito com o fechamento do Minhocão, na Virada Cultural, e da Paulista, na inauguração da ciclovia.

No próximo sábado (4) será feito novo teste no Minhocão, com fechamento às 15h.

Haddad citou ainda a possibilidade de adotar espaços de lazer similares em outros bairros. "Foi uma proposta que surgiu [no Conselho da Cidade]: consultar os bairros para não ficar restrito ao centro", disse Haddad.

O prefeito pretende ouvir os subprefeitos para escolher os locais a serem fechados para carros, no modelo das antigas ruas de lazer. "Isso já houve em São Paulo, mas foi se perdendo essa visão comunitária", disse Haddad.

A recepção à ideia do fechamento das ruas foi positiva entre os conselheiros, em reunião nesta quarta.

No encontro, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, mostrou um estudo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que constatou baixo impacto nas vias alternativas à Paulista e ao Minhocão. O estudo foi feito por meio de cronometragens e fotos aéreas.

O secretário afirmou que, para acomodar as linhas de ônibus que passam pela Paulista, pode ser proibido o estacionamento nas paralelas (alameda Santos e São Carlos do Pinhal), criando um corredor aos domingos.

O acesso de moradores, hóspedes de hotéis e ambulâncias seria autorizado.

Ainda não há previsão sobre quando haverá um novo fechamento da Paulista.

Folha de S. Paulo