Notícias

Sem aviso, CET dobra faixas para bicicleta na av. Paulista
06/07/2015

 

Neste domingo (5), quatro pistas foram interditadas para carros na via

 

Prefeitura diz que havia expectativa de muitos ciclistas e que bloqueio na quinta dependerá do tamanho do público

DE SÃO PAULO DO "AGORA"

Uma semana após a inauguração oficial da ciclovia da avenida Paulista, em São Paulo, a ciclofaixa de lazer na via foi ampliada.

Neste domingo (5), em vez de uma pista fechada para carros em cada lado da avenida, havia duas. Ao todo, além da ciclovia no canteiro central, a Paulista ficou com quatro faixas para a circulação de carros e ônibus e quatro para a de bicicletas no período das 10h às 16h.

"Quanto mais espaço para o ciclista, mais prático. Acho que a ciclofaixa deve permanecer, mesmo com a ciclovia", comemorou Débora Salvador, 22, que alugou uma bicicleta na Vila Mariana (zona sul) e foi para a Paulista.

Não houve divulgação prévia sobre a ampliação do número de pistas da ciclofaixa.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que tomou a medida a partir das 10h porque havia sinais de que o público aumentaria na via. Por isso, técnicos resolveram ampliar o bloqueio antes da chegada de uma possível multidão.

Ao longo do dia, com o frio e o tempo fechado, o número de ciclistas não correspondeu à expectativa. Os termômetros de rua marcavam de 12 ºC a 15 ºC.

Entre as 10h e as 13h, o movimento de veículos estava tranquilo. À partir das 15h, o trânsito da avenida ficou intenso, principalmente no sentido Consolação. Às 16h, a ciclofaixa foi desmontada, como ocorre normalmente.

"O trânsito no domingo tem ficado um pouco ruim aqui com a ciclofaixa. Também tive problemas com isso na avenida República do Líbano outro dia", disse Mariana Ferrari, 34, que saía de um estacionamento na rua Augusta.

Foi a primeira vez que a prefeitura adotou o modelo de interditar duas faixas de cada lado da avenida.

A CET afirmou que "o trânsito fluiu normalmente pelas faixas restantes da avenida e pelas vias paralelas, não apresentando grandes trechos de lentidão".

No feriado estadual de 9 de julho, na próxima quinta-feira, a companhia afirmou que decidirá o número de faixas fechadas de acordo com a necessidade do público.

A prefeitura estuda fechar a avenida Paulista para carros todos os domingos, como ocorreu no dia da inauguração da ciclovia.

FURTO

Um rapaz, que não quis se identificar, teve a bicicleta furtada na avenida Paulista na tarde deste domingo (5), pouco antes das 16h.

Enquanto trabalhava na organização da ciclofaixa, ele percebeu que alguém pedalava com a bicicleta dele.

Avisada, a polícia apreendeu um menor de idade com a bicicleta em frente ao parque Trianon.

Folha de S. Paulo