Notícias

Cursos on-line gratuitos
18/04/2012

 

Acessa SP oferece cursos rápidos pela internet

 

A maestria de jogar xadrez como o lendário russo Gary Kasparov é para poucos. Mas aprender a arte do jogo mais exigente de raciocínio lógico e estratégico está ao alcance de todos. O site do Acessa SP oferece aprendizado gratuito e on-line. Basta se cadastrar – é fácil e rápido – e terá acesso imediato ao curso. Depois de matriculado, poderá fazer qualquer um dos 16 cursos disponíveis.
Dividido em cinco aulas, o curso ensina xadrez de maneira prática, com explicações de regras e noções elementares. Do primeiro passo no tabuleiro até o xeque-mate. Começa pelo nome das peças e importância delas no jogo. Segue pela organização no tabuleiro e explicação de como cada peça se movimenta pelas casas, colunas, fileiras ou diagonais. Por fim, orienta táticas básicas para derrotar o rei inimigo. A cada lição, há teste para saber se o conteúdo foi apreendido. Finalizado o curso, o aluno está pronto para jogar.
No site do Acessa, vinculado à Secretaria Estadual de Gestão, o enxadrista amador encontra sites para complementar seu aprendizado e ficar craque no xadrez. Se quiser aprimorar o jogo pode usar o aplicativo Xadrez 3000 e jogar com a “máquina”. Dificilmente vencerá o equipamento, mas é útil como exercício prático e de conhecimento. Também é possível jogar on-line com
outro enxadrista e, aí sim, ter oportunidade real de vencer o desafio.
Didática simples – Quem se interessar por atividades mais práticas há ensino de horta, textura de parede e como cuidar do automóvel. Em relação ao ambiente profissional, oferece aprendizado para fazer o currículo, falar bem em público, fazer o tempo render e até dar nó na gravata. Os temas relacionados à saúde incluem prevenção de doenças do sexo (DSTs e Aids), dengue e preparo de doce sem açúcar.
Há ainda dicas para cuidar de criança (da gestação aos 5 anos), da segurança pessoal, direito do consumidor e controle de finanças pessoal. Inclui até curso de etiqueta, mas são regras de boas maneiras para frequentar o ambiente da internet. Os cursos, abertos no dia 2 de abril, são desenvolvidos pela Escola do Futuro da Universidade de São Paulo.
Todos os cursos são de curta duração – de três a seis lições – e adotam conceito, didática e linguagem acessíveis. O conteúdo está dividido em aulas que podem ser concluídas num prazo médio de 15 minutos. Mas, se quiser, pode fazer o curso todo na sequência. Pode, também, fazer várias primeiras aulas de cursos de interesse. Quem decide como estudar é o internauta. A maioria dos cursos indica links úteis para complementar ou aprofundar o conhecimento.


Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial