Notícias

Novo sistema evita acesso irregular a informações de veículos e motoristas
18/04/2012

 

e-CRV identifica o Certificado de Registro de Veículos

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) inaugurou, na capital, o e-CRV, sigla que identifica o Certificado de Registro de Veículos. A ferramenta eletrônica é usada no interior desde 2010 e permite maior controle no acesso de despachantes aos dados de automóveis.
Daniel Annenberg, coordenador do Detran-SP, explica que todos os processos internos do departamento estão sendo revistos,
o que inclui o aperfeiçoamento e a unificação dos sistemas informatizados. “O e-CRV permite monitorar, com mais eficiência, as pesquisas feitas nas bases de dados. Isso reduzirá o risco de exposição e acesso irregular das informações nos automóveis e, consequentemente, de seus proprietários”.
O novo sistema substitui a ferramenta de Gerenciamento Eletrônico de Veículos Registrados (Gever). Assim, os despachantes não mais utilizarão empresas provedoras para consulta e envio de informações às bases de veículos do Detran. E as transações passarão a ser realizadas diretamente com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
Para o acesso ao cadastro dos veículos, além de continuar sendo necessário ter autorização e cadastro no Detran-SP, o usuário precisará utilizar certificação digital (e-CPF). “Reduzimos o acesso às bases de dados estaduais e nacionais, disponibilizando apenas as informações indispensáveis para a atuação dos parceiros”, destaca Clovis Simabuku, diretor de Sistemas do Detran-SP.
Sete meses após ser inaugurado (setembro de 2011), o posto do Detran-SP em São Bernardo do Campo conseguiu 88% de aprovação. O porcentual obtido foi medido a partir de pesquisa de satisfação com os usuários.
O posto de São Bernardo é inspirado no modelo de serviços do Poupatempo. Tem por proposta oferecer serviço público com qualidade e rapidez. Para isto, dispõe de orientadores para dar apoio ao cidadão, computadores com acesso aos serviços eletrônicos e sistema de avaliação do trabalho realizado e horário ampliado de atendimento.
O modelo dos Detrans inspirados no Poupatempo será estendido gradativamente para as 17 maiores Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Estado. Além de mudanças na estrutura física, as unidades receberão mobiliário, novos equipamentos, condições de acessibilidade, organização do atendimento por meio de senha, rede bancária para pagamento das taxas e serviço de copiadora.


Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa do Detran-SP