Notícias

Aumenta procura pelo programa Superendividados do Procon-SP
31/08/2015

 

Saiba como o núcleo pode ajudar os consumidores com problemas de dívidas

 

Nos últimos três meses (junho, julho e agosto), o programa Superendividados da Fundação Procon-SP teve 400% de aumento na procura. São consumidores com problemas de endividamento que procuram o serviço em busca de orientação e apoio para resolver problemas financeiros.

O Núcleo de Tratamento ao Superendividamento do Procon-SP, que mantém o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), atende consumidores de São Paulo oferecendo não apenas um atendimento, mas o tratamento do problema financeiro por meio de análise da situação econômica, curso de orientação financeira, planilhamento de receita/despesas, renegociação de dívidas e, se necessário, audiência de conciliação de dívidas com os credores.


Em geral, o Procon-SP consegue 90% de sucesso nos casos atendidos até o final e, após renegociações e a audiência de conciliação, as dívidas caem para até 1/5 do total devido, pois são eliminados todos os valores extras de multas e taxas indevidas.

O serviço oferece atendimento a pessoas físicas, maiores de idade e capazes, que tenham a maior parte de sua renda comprometida por dívidas vencidas ou a vencer com bancos, cartões de crédito, financeiras e empresas de varejo.


Não são atendidas pelo programa as dívidas de multas, indenizações, taxas de condomínio, aluguel, pensões alimentícias, impostos (dívidas fiscais) e parcelas do sistema habitacional. A atuação é restrita a renegociação de débitos proveniente de juros e multas passíveis de renegociação.

SERVIÇO
Núcleo de Tratamento do Superendividamento
Rua Barra Funda, 1.032, Barra Funda, São Paulo
Informações: www.procon.sp.gov.br/cursos.asp | (11) 3824-7069

Do Portal do Governo do Estado