Notícias

Petrobras reajusta preço de botijões maiores de gás
25/09/2015

 

Aumento será de 12%, de acordo com sindicato

 

DO RIO

Menos de um mês após aumentar em 15% o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) em botijões de 13 quilos, a Petrobras comunicou ao mercado reajuste no preço do produto vendido em botijões maiores ou a granel.

Segundo o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), o aumento será de 12% e começa a vigorar nesta sexta-feira (25).

Enquanto o gás em botijões de 13 quilos, reajustado no início do mês, impacta o consumidor residencial, o aumento anunciado nesta quinta-feira (24) terá efeitos sobre comércio, indústria e grandes condomínios.

O último reajuste no GLP em botijões maiores ou a granel havia sido realizado em dezembro do ano passado.

Segundo especialistas, o aumento anunciado nesta quinta-feira (24) já reflete a alta do dólar nas últimas semanas, já que a Petrobras precisa importar o combustível para abastecer parte do mercado interno.

A disparada do câmbio tem efeito imediato sobre as importações de combustíveis, apesar dos baixos preços do petróleo no mercado internacional. Segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura, a defasagem do preço da gasolina praticamente dobrou nesta semana, quando o dólar passou dos R$ 4.

Folha de S. Paulo