Notícias

Câmara aprova incentivos da Lei Rouanet para o turismo cultural
22/10/2015

 

Projeto de lei segue para o Senado

 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (22), o Projeto de Lei (PL) 5559/09, do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que inclui as apresentações artístico-culturais de apoio ao turismo entre os projetos que poderão contar com os benefícios de incentivo concedidos por meio da Lei Rouanet (8.313/91). A matéria será analisada ainda pelo Senado.

Estimular o turismo

De acordo com o texto, um substitutivo da Comissão de Cultura, de autoria do deputado Alex Manente (PPS-SP), essas apresentações deverão promover destinos e produtos turísticos brasileiros com o objetivo de estimular a vinda de turistas e de eventos ao país. Elas contarão com os recursos da iniciativa privada e de pessoas físicas se o projeto for aprovado pelo Ministério do Turismo e considerado apto a receber o dinheiro, que, conforme as regras da lei, poderá ser deduzido, posteriormente, no cálculo do imposto de renda. Essas apresentações poderão ser realizadas tanto no Brasil, quanto no exterior.

Inicialmente, o projeto original previa o benefício para o turismo receptivo, que é aquele estruturado para receber o turismo no país de destino.

O deputado Otávio Leite ressaltou que o projeto é fruto de uma construção coletiva, com o objetivo de que os eventos internacionais possam promover tanto os artistas nacionais quanto o turismo. “É uma contribuição eficaz para atrair mais turistas, seminários, eventos, congressos, feiras, que trazem mais recursos e empregos ao País”, afirmou.

Agência Câmara de Notícias