Notícias

Crédito da Nota Paulista pode ser usado até dia 31 para pagar IPVA 2016
27/10/2015

 

CRISTIANE GERCINA
DO "AGORA"

Os contribuintes inscritos no programa Nota Fiscal Paulista, do governo do Estado de São Paulo, têm até o próximo sábado, dia 31, para transferir os créditos antigos para abater ou quitar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2016.

Neste ano, só será possível fazer a transferência dos créditos antigos porque, por causa da crise econômica, o governo do Estado adiou a transferência dos valores das compras feitas no primeiro semestre deste ano.

Quem optar por abater o IPVA com o crédito da Nota Paulista tem de ficar atento. Não é possível transferir os valores para carros que não estejam no nome do contribuinte.

Uma vez feita a indicação de abatimento no imposto de 2016, não há mais como voltar atrás e pedir a devolução. Se o dinheiro não der para quitar o imposto, ele abaterá parte do valor. Se for acima do IPVA de 2016, a Secretaria de Estado da Fazenda devolverá a quantia restante, em créditos, para o CPF inscrito na Nota Paulista.

Segundo a Fazenda, até a última sexta-feira (23), 110.420 proprietários de veículos destinaram R$ 17,6 milhões em créditos da Nota Fiscal Paulista para abatimento ou quitação do IPVA de 2016.

CONTA-CORRENTE

Quem não quiser abater o imposto poderá transferir a grana para a conta-corrente ou para a conta-poupança. No entanto, essa transferência, no caso dos créditos antigos, poderá ser feita a qualquer momento.

VALOR SAI EM NOVEMBRO

A Secretaria de Estado da Fazenda deve divulgar no próximo mês o IPVA dos carros usados em 2016. Os valores para a cobrança do imposto são calculados com base em dados apurados pela Fipe.

Folha de S. Paulo