Novo pacote de concessões de rodovias estaduais é anunciado
20/11/2015

Denominada Mobilidade, iniciativa totaliza investimentos de R$ 13,4 bilhões

O presidente do Legislativo Fernando Capez integrou a mesa da solenidade do anúncio, feito no Palácio dos Bandeirantes, do novo pacote de concessões de rodovias estaduais, denominado Mobilidade, num total de investimentos de R$ 13,4 bilhões.

A iniciativa do governo do Estado compreende rodovias, linhas de metrô, aeroportos e ônibus intermunicipais e vai estimular a geração de aproximadamente 280 mil empregos e a expansão de cerca de R$ 10,4 bilhões no PIB (Produto Interno Bruto). “Os benefícios vão desonerar os cofres públicos e aumentar a mobilidade da população”, destacou Alckmin.

Capez declarou que a Assembleia vê com otimismo a atração de capital privado para a geração de empregos e crescimento econômico do Estado.

Os investimentos serão voltados a reparos dos aeroportos de Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí, Itanhaém e Ubatuba; ao serviço de transporte intermunicipal, com renovação da frota; à ampliação em 30% da malha de rodovias estaduais concedidas; e aos serviços de operação e manutenção da Linha 5 – Lilás (metrô) e da Linha 17 – Ouro (monotrilho).

O cronograma do novo pacote de concessões prevê a publicação dos editais das concessões dos aeroportos e dos ônibus intermunicipais em março; a das rodovias em abril; e a do metrô e monotrilho em setembro de 2016.

DOE, Legislativo, 20/11/2015, p. 1