Notícias

Mais empresas aderem ao Protocolo Climático
26/11/2015

 

O Protocolo Climático do Governo do Estado de São Paulo ganhou a pré-adesão de mais oito grandes empresas. Natura, Dow, Copagaz, Raízen e Grupo Pão de Açúcar estão entre elas. A assinatura do Protocolo será em Paris, no dia 8 de dezembro, em evento organizado pelo Governo paulista na Embaixada Brasileira, durante a COP21. A iniciativa, de adesão voluntária, tem o objetivo de estimular as empresas a reduzirem emissões de gases do efeito estufa e adotar ações de adaptação às mudanças climáticas. A ação é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Além da diminuição das emissões de gases de efeito estufa, as empresas podem declarar no Protocolo suas medidas relacionadas à eficiência energética, eficiência hídrica e responsabilidade socioambiental. O preenchimento do formulário do Protocolo permitirá ao Governo do Estado identificar boas práticas para inspirar a formulação de políticas públicas voltadas a estimular o desenvolvimento local sustentável e a melhoria dos padrões de sustentabilidade das empresas. Para liderar o caminho, a própria Secretaria de Meio Ambiente e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) participam do Protocolo.

“O Protocolo Climático é especialmente relevante por arregimentar empresas em ação voluntária estratégica e pioneira no País. Ele não se confunde com o trabalho que a Cetesb faz desde 2012, quando definiu critérios para avaliar as emissões de 28 setores econômicos”, destacou o vice-presidente da empresa, Nelson Bugalho, na apresentação do Protocolo Climático, ressaltando que a adesão ao protocolo não está relacionada à declaração obrigatória das emissões destes setores.

DOE, Executivo I, 26/11/2015, p. II