Notícias

Poupatempo tem aumento na procura de RG para bebês com o número do CPF
11/01/2016

 

Nova regra permite aos cartórios incluir o número já na Certidão de Nascimento

 

Na primeira semana de janeiro, os postos do Poupatempo receberam um aumento na procura da primeira Carteira de Identidade de crianças recém-nascidas com o número do CPF. A procura se deve a nova regra, em vigor desde o início de dezembro de 2015, que permite aos cartórios incluir o CPF já na Certidão de Nascimento.

A inclusão do CPF no RG dá mais comodidade às famílias e facilita a abertura de conta bancária, plano de saúde e de previdência privada, e acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo governo. Sem o CPF, a criança não pode ser incluída como dependente nos planos de saúde.

Antes, já era possível fazer o RG com o CPF, se os pais providenciassem o número antes de fazer a solicitação do documento. O número pode ser fornecido no próprio Poupatempo, nos postos que contam com serviços dos Correios ou da Receita Federal, órgãos responsáveis pela emissão do CPF. A identificação junto à Receita é válida para a vida toda e em todo o território nacional.

Além da comodidade e gratuidade do serviço de emissão do CPF e primeira via do RG, o documento com identificação completa é uma segurança a mais em relação a fraudes e problemas causados por homônimos.

Do Portal do Governo do Estado