Notícias

Autoridades prestigiam solenidade de abertura do Ano Judiciário
15/02/2016

 

Cerimônia marcou também a posse do Conselho Superior da Magistratura

 

Realizada nesta segunda-feira, 15/2, na sede do Poder Judiciário, o evento contou com a presença dos chefes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O deputado Fernando Capez, representando os demais parlamentares estaduais presentes, compôs a mesa dos trabalhos.

O presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, destacou o importante papel da Justiça na defesa dos valores sociais, sempre com vistas a servir a sociedade. Falou que apenas em 2015 os juízes de 1ª instância no Estado proferiram mais de 3 milhões de sentenças, e os de 2ª instância, mais de 950 mil. Isso, segundo Mascaretti, mostra o tamanho e a importância do Judiciário paulista.

O presidente do TJ elogiou ainda o diálogo fecundo com os poderes Legislativo e Executivo e afirmou que, apesar de todas as dificuldades e restrições orçamentárias, o novo Conselho Superior da Magistratura quer aprimorar a eficiência da Justiça paulista.

Em seu discurso, Fernando Capez destacou a grandeza e eficiência do Judiciário paulista. Deu conta das atividades do Legislativo, citando os feitos de sua gestão em economia e eficiência. Falou ainda das proposituras de interesse do Judiciário que foram aprovadas na Alesp.

O governador Geraldo Alckmin falou dos avanços realizados na informatização da Justiça, que caminha para ter todos os processos 100% informatizados, o que resultará em ganhos de tempo e eficiência, assim como a realização de teleaudiências nos julgamentos, com garantia ampla do direito de defesa e economia funcional.

Também discursaram na cerimônia o desembargador Ricardo Henry Marques Dip, que falou em nome do TJ; o presidente da OAB/SP, Marcos da Costa; e o procurador-geral de Justiça Márcio Fernando Elias Rosa. Dentre as autoridades judiciárias, políticas, secretários estaduais e municipais, militares e representantes da sociedade civil presentes, destacam-se o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, Enrique Ricardo Lewandowski; o prefeito da capital, Fernando Haddad; e o cardeal dom Odilo Pedro Scherer.

Participaram da solenidade ainda os deputados estaduais Campos Machado (PTB); Barros Munhoz, Vaz de Lima e Ramalho da Construção (estes do PSDB); Angelo Perugini (PT); Delegado Olim (PP) e Itamar Borges (PMDB).

www.al.sp.gov.br