Notícias

Alckmin propõe inclusão de Itapetininga na Região Metropolitana de Sorocaba
09/03/2016

 

Projeto de Lei foi enviado para a Assembleia Legislativa após estudos técnicos confirmarem a pertinência da anexação

 

A Região Metropolitana de Sorocaba deve ganhar mais um município. O governador Geraldo Alckmin enviou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei Complementar que propõe a integração oficial de Itapetininga ao bloco.

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba já havia deliberado no final do ano passado, por unanimidade, a inclusão da cidade. Depois disso, a Empresa Paulista de Planejamento (Emplasa) elaborou estudos que confirmaram a necessidade dessa inserção em conformidade com as regras do artigo 6º da Lei Complementar nº 760, de 1º de agosto de 1994.

O trâmite agora segue na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que passa a discutir o projeto. Se for aprovado, a Região Metropolitana de Sorocaba será composta por 27 municípios, sendo: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

A RM Sorocaba destaca-se em âmbito nacional por intensa e diversificada atividade econômica, caracterizada pela produção industrial altamente desenvolvida com predominância dos setores metal mecânico, eletroeletrônico, têxtil e agronegócio (cana-de-açúcar).

Do Portal do Governo do Estado