Notícias

Livro sobre importância da água é lançado com apoio da Comissão de Meio Ambiente
30/03/2016

 

Contos de 13 autores levam assunto técnico para a compreensão do cidadão comum

 

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado Roberto Trípoli (PV), promoveu na terça-feira, 29/3, o lançamento do livro Água: Elemento Essencial da Vida. O título foi editado pela Oficina de Criação Literária da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), coordenada pelo escritor e poeta Alcy Cheuiche, e engloba contos de 13 autores: Ariane Severo, Arno Werlang, Charlie Eduardo Schwantes, Denise Maia, Eloi Wilges, Everton Araujo Pires, Gilmar Delvan, James Dominot, Janine El Hawat, Karin Fonseca Kestering, Neiva Santos Silva e Pacek Salete Maria Mattje.

Os textos, em geral, revelam a preocupação sobre o futuro desse bem, essencial à sobrevivência dos seres humanos, as consequências do divórcio entre o homem e suas fontes de água, e a abundância de uma substância que oferece apenas uma fração doce e apropriada para o consumo humano.

Participaram desse evento os deputados Ana do Carmo e Luiz Turco (ambos do PT) e Celso Nascimento (PSC). Referindo-se ao requerimento de sua autoria, aprovado no Dia Mundial da Água, 22 de março, Luiz Turco disse que o tema da preservação da água deve ser abordado de forma permanente, "e não somente nos momentos de crise, como ocorreu no ano passado na Região Metropolitana de São Paulo".

Os convidados também se manifestaram: o presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic), dom Flávio Irala, destacou o fato de a publicação desse título ocorrer justamente no ano em que a Campanha da Fraternidade trabalha o tema do saneamento básico. "No seu bojo, a discussão é sobre a água, mas sob um novo olhar, o da arte", afirmou Irala. Alcy Cheuiche disse que os autores conseguiram traduzir o assunto técnico da água para a compreensão do cidadão comum, para que todos possam preservar a água. Célia Margit Zingler, diretora da APCEF-RS, lembrou que a defesa da água tem sido a principal luta da entidade desde que se iniciou um processo de privatização desse recurso em 2010, em sua cidade natal, Santa Cruz do Sul.

www.al.sp.gov.br