USP cria escritório para orientação de carreiras
06/04/2016

Começou a funcionar o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP cujo objetivo é apoiar alunos da universidade em reflexões e ações para suas trajetórias profissionais. Ligado à Pró-Reitoria de Graduação, o foco está nas contribuições para o entendimento sobre os novos modelos de carreira e para o planejamento da futura vida profissional alinhada às características e oportunidades do mundo atual. Tradi cionalmente, as principais universidades do mundo têm investido recursos na preparação de seus alunos e egressos para o mercado de trabalho.

Segundo o reitor Marco Antonio Zago, as mudanças tecnológicas constantes impõem a preocupação com a formação de pessoas que vão trabalhar num mundo muito diferente do que vivemos hoje: “O grande desafio das universidades é formar os profissionais do futuro”, disse.

“É a primeira vez que uma universidade da América do Sul instala um escritório desses”, ressalta o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes.

Orientação - A coordenação do Escritório ficará a cargo da professora Tânia Casado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Ela revela que pretende implementar e ampliar as atividades desenvolvidas no seu grupo de pesquisa que têm como uma de suas referências o Programa de Carreiras da FEA (Procar) – para toda a universidade. A equipe de 26 pesquisadores voluntários que atuam nesse grupo, formada por ex-alunos de Graduação ou Pós-Graduação da professora, continuará colaborando com as ações também no âmbito do Escritório.

Num primeiro momento, serão atendidos prioritariamente os alunos de Graduação da USP, atuando em duas frentes principais: alunos de último ano (direcionadas à preparação para a entrada no mercado de trabalho) e alunos calouros (com vistas à adaptação à realidade da universidade e do curso que escolheram). Entre as propostas do programa estão autoconhecimento, oficinas de carreiras, mentoring (tutoria), aconselhamento e palestras sobre mercado de trabalho.

O Escritório funciona no prédio da administração central da universidade, na Rua da Praça do Relógio, 109 – Bloco K, 3º andar, sala 315 – Cidade Universitária, Butantã – São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 2648-0991, das 9 às 18 horas ou pelo e-mail carreiras@usp.br.

DOE, Executivo I, 06/04/2016, p. II