Notícias

USP abre observatórios astronômicos para o público
09/04/2016

 


Três unidades da USP que dispõem de telescópios têm programas gratuitos direcionados para o público interessado em fazer observação do céu: um em São Carlos e dois na capital – na Cidade Universitária e no Parque CienTec


Palestra trata das formas de olhar o céu


No dia 16, às 15 horas, o Parque CienTec da USP vai oferecer a palestra As diferentes formas de ‘olhar’ o céu, em que serão abordadas a evolução dos tipos de observação, desde olhar para o céu a olho nu, passando pelo telescópio óptico e os que utilizam infravermelho e ultravioleta, chegando aos radiotelescópios e aos telescópios gravitacionais. Às 19 horas, haverá uma sessão de observação astronômica no telescópio do CienTec. Quem quiser aproveitar ainda mais o sábado, pode participar das sessões do planetário, que ocorrem às 11 horas  e às 14 horas. Equipado com sistema digital, simula  visão do céu em qualquer data ou local da Terra, ou mesmo do céu visto de outros planetas e sistemas estelares. Também é possível fazer um passeio pela Alameda do Sistema Solar no jardim do parque. São esculturas artísticas que representam o Sol, a Lua, a Terra e outros planetas.


Centro de Divulgação de Astronomia


Av. Trabalhador São-carlense, 400 – São Carlos


Informações: (16) 3373-9191, www.cdcc.usp.br/cda


Visitação e cinema na USP de São Carlos


São várias atividades que permitem ao público observar o céu. O espaço tem Visitação noturna às sextas-feiras, sábados e domingos, com observação astronômica pelo telescópio nos três dias, mais palestra aos sábados e, aos domingos, sessão de cinema, sempre com filmes relacionados à astronomia. Duas vezes por mês realiza-se o Domingo solar, sempre no segundo e último domingo do mês, com observação do espectro solar. Escolas e instituições podem requisitar visitas orientadas pelo site do observatório (ao lado). O roteiro inclui palestra ou exibição de documentário educacional e visita a algumas instalações.


Sempre que as condições atmosféricas forem satisfatórias, há observação com os telescópios nos eventos noturnos. Às sextas-feiras, visita vespertina monitorada ao Jardim no Céu na Terra – uma área externa do observatório com grandes esculturas interativas que representam o céu que nos rodeia. Informações mais detalhadas de cada atividade estão disponíveis no site.


Centro de Divulgação de Astronomia


Av. Trabalhador São-carlense, 400 – São Carlos


Informações: (16) 3373-9191, www.cdcc.usp.br/cda


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas


Todas as terças e quintas-feiras, o instituto abre suas portas para grupos de estudantes. As visitas são feitas mediante agendamento, que deve ser efetuado pelas escolas. O professor pode selecionar o tema da palestra entre os oferecidos pelo instituto: Sistema solar; Como observar o céu; Exoplanetas; Estrelas, Via láctea e outras galáxias; Origem do Universo; e Telescópios.   Além da palestra, direcionada a alunos a partir do ensino fundamental II, há sessão de observação do céu noturno com telescópio.


Também há um programa de visitas monitoradas aberto ao público (a partir de 10 anos de idade), que inclui observação do céu noturno e palestra. A atividade costuma ser realizada na primeira semana de cada mês. Se chover, não será possível fazer a observação com telescópio, mas a palestra ocorre normalmente. Grupos devem ter de 15 a 40 pessoas. No link http://goo.gl/fp9qON é possível verificar as datas disponíveis paraagendamento e outras orientações.


Instituto de Astronomia


Rua do Matão, 1.226 – Cidade Universitária


Butantã – Capital


Informações: (11) 3091-2775,


atendimento.aga@iag.usp.br


 DOE, Executivo I, 09/04/2016, p. II