Notícias

Ficou mais fácil acessar os serviços on-line do Detran.SP
29/04/2016

 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), vinculado à Secretaria de Planeja mento e Gestão, criou mais um modo de simplificar o acesso aos seus serviços eletrônicos. Agora, quem tem conta no Facebook pode optar por vincular o perfil da rede social ao cadastro no portal da instituição.

Segundo o diretor de atendimento, Jânio Loiola, essa é uma ajuda para quem vive esquecendo o login e a senha da página de serviços de trânsito. São informações on-line sobre veículos, habilitação e infrações que o motorista pode acessar em poucos cliques. O portal do Detran.SP tem quase 10 milhões de usuários cadastrados.

Em menos de uma semana, o novo serviço foi consultado por mais de mil pessoas em busca da vinculação, relata Loiola. “Trata-se de um número surpreendente, que nos anima a ampliar ainda mais esse tipo de atendimento, ágil e sem burocracia”, comenta. “O ideal é que as pessoas façam todos os serviços sem sair de casa. Um exemplo recente é a indicação do condutor no caso de multas. Antes, o motorista precisava preencher papéis e enviá-los pelo correio, agora ele pode fazer isso on-line”, complementa Loiola.

Cadastro – “Em razão de muitos usuários esquecerem a senha, fomos criando mecanismos, dicas de senha, opção de cadastramento de dois e-mails – profissional e particular – para facilitar ainda mais a vida das pessoas”, esclarece Loiola. “Tem sido uma novidade para a nossa equipe cujo trabalho é fruto de parceria entre o Detran.SP e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp)”, diz o diretor.

Para utilizar a ferramenta de vinculação do Facebook, o cidadão deve estar cadastrado no site do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br). Caso ainda não esteja, a própria página do departamento orienta para o preenchimento dos dados.

A ação segue a tendência de grandes sites que oferecem a vinculação das contas das redes sociais do usuário com um serviço ou conteúdo local. “No caso do portal do Detran.SP, facilitamos o uso das ferramentas e, ao mesmo tempo, garantimos a segurança dos dados pessoais do internauta,” explica a diretora-vice-presidente do Detran.SP, Neiva Aparecida Doretto.

Serviços – Atualmente, cerca de 60% das manifestações dos canais Fale com o Detran.SP e Disque Detran.SP – acionados pelos cidadãos no portal e pelo telefone – são relativas a esquecimento de senha. “Caso essa quantidade diminua, os profissionais dos canais de atendimento poderão concentrar-se em auxiliar o cidadão em demandas mais complexas”, diz Neiva.

No portal do Detran.SP, a pessoa tem disponíveis 26 serviços de trânsito relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – inclusive a 2ª via e a definitiva –, a veículos (pesquisa de débitos e restrições) e a infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros.

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades para o usuário, que pode solicitar a segunda via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do veículo; treinar para a prova teórica; e participar do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

DOE, Executivo I, 29/04/2016, p. I