Notícias

Governo de SP apresenta balanço do Cadastro Ambiental Rural
07/05/2016

 

Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura apresentam o balanço de dois anos do CAR

 

A secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias e o secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim apresentaram na manhã desta sexta-feira (6) o balanço de dois anos de inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Estado de São Paulo, por meio da ação de seus funcionários e da preocupação de seus proprietários rurais com a regularidade ambiental, atingiu 292.879 imóveis cadastrados, mais de 17 milhões de hectares. Isso equivale a 86,6% da área cadastrável. O CAR é a principal ferramenta para o planejamento ambiental.

"Este é um resultado muito significativo para nós. Outros Estados que tiveram um desempenho expressivo, como Mato Grosso, já tinham sistemas anteriores ao CAR, portanto o resultado apresenta o esforço conjunto entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria da Agricultura nestes dois anos," afirmou Patrícia Iglecias. O secretário Arnaldo Jardim destacou que "82% das nossas propriedades e posses rurais são abaixo de 4 módulos fiscais. Entre os Estados que tem o mesmo perfil fundiário, São Paulo está à frente".

De acordo com a secretária, os dados apresentados hoje, são de 5 de maio. Ou seja, é normal que exista disparidade com os dados apresentados no contexto federal, já que a sincronização de sistemas não é feita diariamente. O secretário Arnaldo Jardim complementou dizendo que a base de dados também é mais recente do que a utilizada pelo sistema nacional.

Sobre a regularização ambiental

O cadastro é obrigatório e será cobrado por instituições financeiras para concessão de crédito agrícola e pelos cartórios de registro de imóveis. O CAR é o primeiro passo para a regularização ambiental dos imóveis, que será realizado no âmbito do Programa de Regularização Ambiental, que promete ser o grande impulsionador da restauração ecológica no Brasil.
Em São Paulo, a adesão ao PRA- Programa de Regularização Ambiental - será realizada pelo SiCAR-SP - Sistema de Cadastro Ambiental Rural - de forma simples, a partir das informações declaratórias do CAR.

A regularização ambiental será facilitada, sendo proporcionada tranquilidade aos proprietários e posseiros. A Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria da Agricultura estão trabalhando em conjunto para finalizar a construção do sistema e liberá-lo para adesão por parte dos produtores paulistas.

Veja abaixo os relatórios completos
Total de inscritos - geral - 05-05-2016
Total de inscritos - municípios - 05-05-2016

Do Portal do Governo do Estado