Notícias

Deficientes auditivos poderão usar SMS para pedir socorro à PM e aos Bombeiros
12/05/2016

 

Apenas mensagens de números de celulares previamente cadastrados no sistema serão recebidas; veja como se cadastrar

 

Pessoas com deficiência auditiva poderão usar SMS para pedir socorro à Polícia Militar e aos Bombeiros. A partir da próxima segunda-feira (16), das 9h às 18h, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo se tornará um posto de cadastramento de surdos para acesso aos sistemas de emergência da PM.

O objetivo é que a população com deficiência auditiva possa acionar os serviços 190 e 193 por meio do SMS (envio de texto por celular) em casos de acidentes, roubos ou assaltos. Apenas as mensagens de números de celulares previamente cadastrados no sistema serão recebidas pela PM. Este serviço é válido somente no estado de São Paulo.

Para realizar o cadastro, a pessoa deve comparecer à Secretaria e apresentar RG, CPF, endereço e até três números de celular para cadastro. Haverá intérprete de Libras para quem necessitar.

Além da pasta, diversos Batalhões da Polícia Militar estão aptos a fazer o cadastramento, bastando ao surdo se apresentar e cadastrar seu celular. Clique aqui para acessar os endereços dos Batalhões da Polícia Militar.

Em caso de grupos de pessoas com deficiência auditiva, como escolas ou instituições de atendimento, o cadastramento deve ser agendado pelo e-mail violenciaedeficiencia@sedpcd.sp.gov.br ou telefone (11) 5212-3755.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O VÍDEO COM ORIENTAÇÕES NARRADAS, EM LIBRAS E LEGENDADO.

Números

Segundo a Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, em 2015 foram registradas em todo o estado cerca de 15 mil ocorrências envolvendo pessoas com deficiência, sendo que 12,7% envolveram de pessoas com deficiência auditiva. Dados do IBGE revelam que no Estado de São Paulo há cerca de 9 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, das quais 1,8 milhão têm deficiência auditiva.

SERVIÇO
Cadastramento - SMS de Emergência para Surdos
Data: a partir de 16 de maio de 2016
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP - Próximo à Estação Palmeiras - Barra Funda do Metrô e CPTM
Informações: (11) 5212.3755 - e-mail violenciaedeficiencia@sedpcd.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado