Notícias

Meirelles dá entrevista coletiva às 11h30
13/05/2016

 

Espera-se que o novo ministro da Fazenda anuncie algumas medidas econômicas e novos nomes para sua equipe

 

SÃO PAULO – O novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vai conceder sua primeira entrevista coletiva nesta sexta-feira (13) marcada para as 11h30 em Brasília. É esperado que ele anuncie medidas econômicas e nomes que irão compor o time do ministro.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Meirelles deve trazer de volta antigos nomes como Tarcísio Godoy, integrante da gestão de Joaquim Levy, e o ex-diretor do Banco Central Carlos Hamilton. Também devem fazer parte do time o economista Mansueto Almeida e Marcos Mendes, consultor legislativo do Senado.

Mais cedo, em entrevista à TV Globo, o ministro disse que uma de suas medidas econômicas focará na meta fiscal e no controle de gastos públicos. “Vamos estabelecer uma meta que seja realista, cumprida e sirva de base para melhora das contas públicas”, disse Meirelles.

O ministro afirmou ainda que devem ser estabelecidos limites nominais para os gastos públicos e que a meta fiscal “realista” deve resultar na retomada do crescimento. Sobre a CPMF, ele disse que não deve retirar do Congresso a proposta de recriação do imposto, mas que avaliará a necessidade do retorno e se ele será temporário.

Sobre a reforma previdenciária, o ministro informou que está sob avaliação o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria. “Estamos estudando as regras”, disse. Quanto a definição do presidente do Banco Central, Meirelles afirmou: "Vamos definir no fim de semana e anunciar na segunda-feira".