Notícias

Bicentenário de Dickens gera passeios e eventos em Londres
26/01/2012

 

DE SÃO PAULO
O ano de 2012 será agitado no Reino Unido, com os eventos da Olimpíada, a celebração do jubileu de diamante da rainha e o bicentenário do nascimento de Charles Dickens, no próximo dia 7.


A data é motivo de eventos variados -a programação está no site do bicentenário (www.dickens2012.org)-, incluindo a reabertura do museu dedicado ao escritor em Londres (www.dickensmuseum.com), a última casa em que ele viveu na cidade ainda em pé, após dois meses de renovação.


O dia exato do nascimento de Dickens será marcado por uma cerimônia pública na abadia de Westminster.


O museu de Londres (www.museumoflondon.org.uk) abriga até 10 de junho o que anuncia como a primeira grande exibição dedicada ao autor no Reino Unido em 40 anos.


A mostra recria um passeio pela Londres da época vitoriana com instalações audiovisuais, além de expor manuscritos de romances, como "David Copperfield".


A cidade de Portsmouth, onde Dickens nasceu, celebra o bicentenário no museu dedicado ao autor (www.portsmouthmuseums.co.uk) e uma série de eventos de rua.


Tours diferenciados mostram aos visitantes a Londres de Dickens, com diferentes traçados -o site Richard Jones's London Walking Tours (www.walksoflondon.co.uk) tem opções por diferentes regiões, como a das docas do Tâmisa.


Já o jornal britânico "The Guardian" (www.guardian.co.uk) traz quatro tours dedicados ao autor e seus livros por Londres, com mapas interativos, arquivos em mp3 e um mapa ilustrado


Fonte: Folha de S.Paulo, Turismo