Notícias

IGP-DI acelera alta a 1,13% em maio sob pressão tanto de atacado quanto varejo
07/06/2016

 

No mês anterior houve alta de 0,36%

 

SÃO PAULO - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou a alta a 1,13% em maio depois de avançar 0,36% em abril, diante da maior pressão dos preços tanto no atacado quanto no varejo, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira (7).

Os dados da FGV mostraram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) subiu 1,49% em maio, contra alta de 0,29% em abril. O índice responde por 60% do IGP-DI.

No IPA, somente os produtos agropecuários registraram alta de 3,31% em maio, contra 1,14% no mês anterior.

Os preços no varejo também mostraram aceleração da alta, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) subiu 0,64%, contra avanço de 0,49% no mês anterior. O IPC-DI mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30% do IGP-DI.

A maior contribuição para o resultado no varejo foi exercida pelo grupo Habitação, cujos preços subiram 0,77% depois de terem recuado 0,29% em abril, sob a pressão de tarifa de eletricidade residencial.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) registrou alta de 0,08% no período, depois de subir 0,55% em abril. O índice representa 10% do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Agência Reuters