Notícias

Estação Ferroviária de Jaguariúna é tombada pelo Condephaat
03/07/2016

 

Local é ponto turístico e oferece passeios de trem para a estação de Anhumas (Campinas), passando pelas de Tanquinho e Carlos Gomes

 

A Estação Ferroviária de Jaguariúna agora é patrimônio histórico do Estado de São Paulo. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 22 de junho de 2016. As justificativas para o tombamento pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) giram em torno da importância histórica e material do local.

A cidade teve função terminal para o primeiro trecho da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurado em 1875 sob a denominação Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, que foi estendido no mesmo ano por um ramal até Amparo. O atual prédio da estação foi inaugurado em 1945 e suas características arquitetônicas neocoloniais agregam ao edifício maior significado entre as demais estações da linha.

Visitação

Atualmente, o local é um ponto turístico do município e oferece passeios de trem para a estação de Anhumas (Campinas), passando pelas de Tanquinho e Carlos Gomes. Deste modo, os elementos antigos do conjunto continuam preservadas, com aproveitamento para novas atividades.

Para mais informações sobre os passeios, acesse aqui.

Do Portal do Governo do Estado