Notícias

Estação Ferroviária de Jaguariúna é tombada pelo Condephaat
03/07/2016

 

Local é ponto turístico e oferece passeios de trem para a estação de Anhumas (Campinas), passando pelas de Tanquinho e Carlos Gomes

 

A Estação Ferroviária de Jaguariúna agora é patrimônio histórico do Estado de São Paulo. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 22 de junho de 2016. As justificativas para o tombamento pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) giram em torno da importância histórica e material do local.

A cidade teve função terminal para o primeiro trecho da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurado em 1875 sob a denominação Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, que foi estendido no mesmo ano por um ramal até Amparo. O atual prédio da estação foi inaugurado em 1945 e suas características arquitetônicas neocoloniais agregam ao edifício maior significado entre as demais estações da linha.

Visitação

Atualmente, o local é um ponto turístico do município e oferece passeios de trem para a estação de Anhumas (Campinas), passando pelas de Tanquinho e Carlos Gomes. Deste modo, os elementos antigos do conjunto continuam preservadas, com aproveitamento para novas atividades.

Para mais informações sobre os passeios, acesse aqui.

Do Portal do Governo do Estado

 

 

Casa Civil
|
Portal da Transparência
|
Biblioteca Virtual
Receba notícias por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da Biblioteca periodicamente no seu e-mail.

Digite o seu e-mail