Notícias

Ferramenta permite monitorar editais de compras públicas
07/07/2016

 

O site da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) mantém, por meio de seu Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), uma ferramenta simples (ver serviço) e intuitiva que possibilita o monitoramento, em tempo real, dos editais de compras públicas, feitas por prefeituras e Estado.

A iniciativa facilita o acesso dos pequenos produtores rurais ao Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), da secretaria, e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal. O poder público compra esses alimentos para consumo em escolas, hospitais, prisões etc.

O sistema encarrega-se ainda de enviar as informações aos 40 escritórios da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e às quase 600 Ferramenta permite monitorar editais de compras públicas casas da agricultura, presentes na maioria das cidades paulistas. Essas entidades prestam auxílio direto a estes produtores. Os dados, expedidos para as regiões do Estado onde existem editais de compra, são úteis para associações e cooperativas cadastradas no ICA. “Essa funcionalidade permite ganho de tempo aos interessados em participar dos programas”, explica o diretor do ICA, Diógenes Kassaoca. Codeagro, Cati, e casas da agricultura são vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Kassaoka assegura que a interatividade do sistema possibilita que o usuário acesse as informações mais importantes, bem como o edital completo, “com apenas um clique, sem necessidade de download”, garante. A ferramenta fornece ainda os preços praticados nas compras públicas realizadas nos últimos 90 dias, organizadas por municípios e regiões administrativas do Estado. Em caso de dúvida, os agricultores solicitam a presença de um técnico do ICA para ensinar a utilizar o programa.

DOE, Executivo I, 07/07/2016, p. III