EJA tem inscrições abertas para o segundo semestre
14/07/2016

Jovens e adultos que desejam voltar a estudar não precisam esperar até o ano que vem. A Secretaria da Educação do Estado oferece novas vagas para a modalidade no segundo semestre. Escolas com vagas para classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas em todas as regiões do território paulista e os locais podem ser consultados na internet (ver serviço).

Para fazer a matrícula, basta comparecer à unidade de ensino e apresentar documento de identidade (RG, carteira de trabalho ou passaporte), comprovante de residência recente e, se possível, histórico escolar. A idade mínima para ingressar na modalidade depende do ciclo. Para se matricular no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) é preciso ter, no mínimo, 15 anos. No caso do ensino médio (da 1ª à 3ª série), o candidato deve ter mais de 18 anos.

A EJA mantém uma organização se - mestral e dispõe do chamado aproveitamento de estudos. Assim, caso o estudante tenha realizado anteriormente cursos regulares de ensino fundamental e médio, a escola pode definir quais termos ainda restam para que haja a conclusão do ciclo.

A secretaria programou o início do segundo semestre para 1º de agosto. Nesta data recomeçam as atividades das classes regulares e da EJA em todo o Estado de São Paulo. O encerramento do calendário será no dia 20 de dezembro.

DOE, Executivo I, 14/07/2016, p. II