Notícias

Francisco Morato inaugura Núcleo para mediação de pequenos conflitos
14/07/2016

 

Agressor e vítima são convocados para uma resolução mais rápida do conflito

 

O Núcleo Especial Criminal (Necrim) é um espaço que incentiva a cultura de pacificação e do entendimento por meio da conciliação entre as partes. A iniciativa busca desafogar os trabalhos do Poder Judiciário, Ministério Público e da Polícia Civil, que poderá se concentrar na investigação de crimes mais graves. Agora a população do município de Francisco Morato também pode contar com este espaço mais próximo. No Núcleo serão atendidas as ocorrências de toda a cidade.

O Necrim de Francisco Morato funcionará no prédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC, na Rua Tabatinguera, nº 45, no Centro de Francisco Morato. Três salas serão destinadas às conciliações. Incialmente o atendimento será das terças e quintas-feiras das 10h até às 16 horas.

O Estado de São Paulo registra em média cerca de 83 mil casos de menor potencial ofensivo todo ano. O número representa 230 ocorrências registradas por dia. Esse também é o volume de ocorrências que pode ser solucionado rapidamente nas audiências de conciliação do Necrim. No espaço vítima e agressor são convocados para que seja feito um acordo e em média as questões são resolvidas em cerca de um mês.

O procedimento só é utilizado nos casos em que todas as partes são identificadas e, quase 90% dos casos chegam a um acordo.

Com a instalação em Francisco Morato, o Estado de São Paulo passará a contar com 41 Núcleos Especiais Criminais no Estado.

Do Portal do Governo do Estado