Notícias

Veja como comunicar a mudança de endereço do veículo
18/07/2016

 

Motorista pode fazer troca on-line ou pessoalmente no Detran.SP

 

Se você mudou recentemente de endereço e tem algum veículo em seu nome, é muito importante atualizar o endereço no Detran para não ter problemas, como não receber os impostos, multas e demais avisos.

Para comunicar a mudança há duas alternativas. O motorista pode fazer a solicitação on-line no Portal do Detran.SP ou pessoalmente em um dos Postos da Instituição. Pelo site o motorista deve ter cadastro e fazer o login. Para a troca é necessário estar em dia com o licenciamento do ano em vigor.

Para aqueles que mudaram para o mesmo município não há emissão de novo documento. Já para quem mudou de cidade, é necessário fazer o procedimento presencial de "transferência de localidade" devido à vistoria do veículo para emissão do novo documento.

Para os veículos de pessoa física, a solicitação pode ser feita pelo proprietário, pelo procurador do proprietário e parentes próximo (cônjuge, pais, filhos e irmãos). Já para os veículos de pessoa jurídica, a solicitação deve ser feita pelo proprietário ou representante legal da pessoa jurídica.

Pedido pela Internet

O serviço permite a atualização do cadastro do veículo, através dos "Serviços Online", quando houver alteração de endereço no mesmo município.

Ao fornecer o novo Cep da residência, o mesmo será conferido junto à base de dados dos órgãos parceiros e concessionárias de consumo (empresa de água e esgoto, energia, gás, etc).

Se o Cep informando não corresponder ou estiver divergente com o cadastro nos órgãos e concessionárias de consumo, o sistema não ira permitir a validação das informações.

Por questão de segurança, o sistema não permite a simples inclusão dos dados sem a conferência, pois a atualização de modo presencial exige a apresentação do comprovante de endereço atual para realização do serviço.

Se o solicitante não possui comprovante de residência em seu nome, o serviço somente poderá ser realizado presencialmente.

Pedido Pessoalmente

Para fazer o pedido pessoalmente, o solicitante deve comparecer a uma das unidades do Detran.SP ou do Poupatempo. Na capital, os postos que fazem esse tipo de atendimento são: Aricanduva, Armênia, Interlagos, Posto Metrô Marechal Deodoro ou Posto Raposo Shopping. Veja endereços da capital.

No Poupatempo. Confirme os postos e condições de atendimento aqui.

Para outra cidade do estado de São Paulo, o condutor deve ir a unidade do Detran do município de seu endereço. Veja endereços de outras cidades.

Do Portal do Governo do Estado