Notícias

Poupatempo comemora meio bilhão de atendimentos
19/07/2016

 

Em visita à unidade da Sé, governador Geraldo Alckmin auxiliou cidadãos que precisavam renovar o RG; serviço é o mais bem avaliado pelos paulistas

 

Julho é um mês histórico para o Poupatempo. O programa do Governo do Estado de São Paulo está comemorando meio bilhão de atendimentos, desde sua implantação, em 1997. O número é mais que o dobro da população brasileira - estimada em mais de 206 milhões - e só reforça a importância do Poupatempo na vida dos paulistas.

Para celebrar a data, o governador Geraldo Alckmin foi à unidade Sé - a primeira implantada pelo programa em outubro de 1997 - nesta terça-feira (19) a fim de atender cidadãos que estavam fazendo um novo RG.

A dona de casa Ana Maria Nunes, 56, renovou seu RG com a ajuda de Alckmin. Ao final do atendimento ela recebeu um certificado no qual indicava que ela era a cidadã número 500 milhões do Poupatempo. "Nossa, fiquei surpresa e ver o Alckmin ajudando a gente. Eu adorei receber esse certificado das mãos dele", conta.

O engenheiro mecânico Hiroaki Kawaguchi, 49, também refez seu documento auxiliado pelo governador. "Ele me atendeu muito bem", diz. Para ele, o serviço do Poupatempo "funciona muito bem, porque em um só lugar você consegue fazer todos os seus documentos". Ana Maria tem a mesma opinião sobre o equipamento do Estado de São Paulo. "Aqui é excelente. As pessoas são muito educadas."

Dos 500 milhões de atendimentos, o RG é o serviço mais solicitado pela população paulista. Nesses 19 anos de história, foram 46 milhões de solicitações. Em seguida estão os Licenciamentos, com 25 milhões, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com 23 milhões, o Atestado de Antecedentes Criminais, com 15 milhões, e a Carteira de Trabalho, com 11 milhões. A média mensal de atendimentos é de 4 milhões, sendo que por dia são realizados 172 mil serviços.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp - Tecnologia da Informação.

Atualmente conta com 71 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários.

Do Portal do Governo do Estado