Notícias

Prêmio Amigo do Meio Ambiente recebe inscrições
28/07/2016

 

Estão abertas as inscrições para o prêmio Amigo do Meio Ambiente 2016. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, o concurso pretende estimular e valorizar ações de sustentabilidade ambiental ou socioambiental nas instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil.

Podem participar hospitais públicos (municipais, estaduais, federais, universitários), unidades da rede básica e filantrópicas, como as Santas Casas municipais. Interessados devem apresentar seus projetos até 29 de agosto (ver serviço).

Na primeira edição do certame, realizada em 2008, concorreram somente entidades da pasta da Saúde. No ano seguinte, o prêmio foi aberto a instituições do SUS paulista. “Desde 2010, estão aptas a participar todas as unidades do SUS nacional que desenvolvem ações de sustentabilidade”, relata o coordenador da premiação, Vital de Oliveira Ribeiro Filho.

Podem ser inscritos projetos sobre reciclagem de materiais ou resíduos, melhorias no gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, educação ambiental para os colaboradores e a comunidade, plantio de árvores, tratamento de efluentes, economia no uso de água e energia elétrica, redução de emissões de gases de efeito estufa e medidas de adaptação às mudanças do clima, gerenciamento de resíduos perigosos, eliminação do uso de mercúrio e outras substâncias nocivas.

Critérios – “O comitê julgador, integrado por especialistas em gestão ambiental do SUS brasileiro, avaliará três critérios: impacto do projeto, grau de inovação e qualidade geral da aplicação da ideia”, informa Ribeiro.

Os organizadores recebem entre 60 e 70 trabalhos anualmente. Desses, os 15 mais bem avaliados são homenageados com placa comemorativa; os demais são qualificados com menção honrosa. O coordenador ressalta que o concurso exclui os projetos que não tenham sido aplicados na instituição de saúde.

Revitalização do entorno de um hospital, com a retirada de lixo e o plantio de árvores, é exemplo de projeto de educação ambiental que estaria habilitado a participar do concurso. Campanha para economia de água, substituição de produtos químicos (que representam risco à saúde de pacientes e funcionários) por outros com menos impacto ambiental, estímulo ao consumo de alimentos orgânicos na unidade de saúde também são consideradas iniciativas que atendem aos critérios da proposta do prêmio Amigo do Meio Ambiente.

Na edição do ano passado, o Ambulatório Médico de Especialidades Doutora Maria Cristina Cury, conhecido como AME Interlagos, na capital paulista, foi um dos ganhadores da placa comemorativa. Os funcionários usaram sobras de materiais que seriam descartados (ferro de longarinas e pés de cadeiras quebradas, restos de tintas e cimento, parafusos e uma placa de aço) para criar um bicicletário. Praticamente a custo zero e compartilhado pelos funcionários, o modelo suporta diferentes tipos de bikes – desde os modelos dobráveis até as menores. Agora, eles deixam o carro na garagem e usam um meio de transporte não poluente e ainda fazem atividade física regular. Dessa forma, o AME Interlagos estimula a equipe a buscar uma vida saudável e colabora para a preservação ambiental.

O Hospital Regional de Cotia, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e gerido pela Organização Social da Saúde (OSS) Serviço Social da Construção Civil do Estado Seconci-SP, também ganhou a placa comemorativa no ano passado.

Por meio de gestão ativa entre funcionários e uma empresa terceirizada, o consumo de roupas hospitalares dos pacientes foi mais bem planejado e controlado. Resultado: economia de água, diminuição de resíduos e redução de custos.

Outras instituições brasileiras reconhecidas foram o Complexo Estadual do Cérebro (Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e Hospital Estadual Anchieta), do RJ, com o projeto Ações de Sustentabilidade; e o Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira, no Parque Moscoso (ES), com o projeto Cuidando da Nossa Casa: Ações de Sustentabilidade em um Hospital Público do Estado do Espírito Santo. Conheça a relação completa das instituições de saúde brasileiras ganhadores do prêmio Amigo do Meio Ambiente 2015 no site.

Boas experiências – “Com o prêmio, estimulamos as experiências das instituições de saúde, que se sentem prestigiadas. Além disso, incentivamos a construção de conhecimento, pois as boas experiências são multiplicadas, de acordo com a realidade de cada entidade brasileira”, ressalta o coordenador.

O evento de premiação deste ano será realizado no dia 14 de setembro, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

SERVIÇO
Inscrições para o prêmio Amigo do Meio Ambiente pelos e-mails premioama@cvs.saude.sp.gov.br e premioama@hospitaissaudaveis.org.
Consulte o regulamento da premiação em http://goo.gl/QSzMeo

DOE, Executivo II, 28/07/2016, p. III