Notícias

Para aprender a escrever bem (em diversos idiomas)
30/07/2016

 

Quem quer aprender um novo idioma ou se aprimorar na arte de escrever na Língua Portuguesa há várias opções de cursos – para diversos públicos – com inscrições abertas. Confira:

 

CELs oferecem seis cursos gratuitos para estudantes
Ainda dá tempo de se inscrever nas turmas do segundo semestre dos cursos de idiomas – alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês – dos Centros de Estudos de Línguas (CELs), da Secretaria da Educação. São mais de 200 unidades espalhadas por todo o Estado com inscrições abertas a alunos da rede estadual de ensino matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fazer a inscrição, basta comparecer em uma unidade de ensino com documento de identificação. Endereços e telefones das unidades estão disponíveis no site http://goo.gl/gEPAcR.

Português on-line para estrangeiros
A USP terá 1,6 mil vagas em cinco turmas, neste segundo semestre, para alunos de instituições estrangeiras em intercâmbio de graduação e alunos estrangeiros de pós-graduação. Gratuito, o curso fica disponível 24 horas por dia. O próprio aluno determina o ritmo de estudo. Será uma turma por mês, com inscrições a partir de 1º de agosto para a primeira. Informações: http://fb.me/1nJUi8aEA, aucani.idiomas@usp.br

Aprimoramento da escrita para professores de Mauá
Com atividades presenciais e a distância, o curso A construção da escrita: Tessitura do pensamento e interação com o mundo pretende desenvolver a compreensão sobre a aquisição do sistema de escrita no processo de alfabetização, produção, revisão e reescrita de textos. Direcionado a professores de Língua Portuguesa da Diretoria de Ensino de Mauá, o curso terá quatro turmas (segundas, quintas e sextas-feiras pela manhã e segunda-feira à tarde). As inscrições podem ser feitas até o dia 5, pelo site https://goo.gl/HOQltT.
EE Adelaide Escobar Bueno
Rua Augusto Walendy, 100
Jardim Santa Lídia – Mauá
De agosto a outubro
Informações: (11) 4547-9590 / 4547-9536, generomaua@gmail.com

Oficina literária na CPTM
A segunda edição da oficina Palavras em construção é aberta aos interessados no oficio da escrita. No programa, a construção e avaliação do texto literário em suas diversas formas (prosa, poesia, redação livre, texto técnico e texto criativo). O objetivo é estimular a prática da escrita visando à transformação de ideias em histórias e textos literários. Inscrições gratuitas até o dia 10, pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br.
Estação Brás – Auditório CCO
Praça Agente Cícero, s/nº – Brás capital
De 15 de agosto a 19 de setembro, segundas e quartas-feiras, das 19 às 21 horas
Informações: 3117-7464 (das 9 às 17 horas)

Laboratório de criação poética
Oferece a oportunidade de experimentar a criação textual, explorando possibilidades técnicas da arte da palavra e de sua expressão vocal. O curso é gratuito e aberto a maiores de 18 anos. É preciso enviar três textos (poemas e/ou prosas poéticas de criação própria) e carta de interesse para seleção. Inscrição até o dia 6, pelo link http://goo.gl/ZXN3Fa.
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – capital
De setembro a novembro, terças-feiras, das 19h30 às 21h30; sábados, das 15 às 18 horas
Informações: (11) 3285-6986

Aulas on-line de mandarim para estudantes
Alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual podem se inscrever para o curso on-line de mandarim do segundo semestre, que oferece 192 vagas. As aulas contemplam o ensino da língua a partir da comunicação escrita e oral, com foco também em expressões culturais e na história milenar do povo chinês. A previsão de início das aulas é na segunda quinzena de agosto. Inscrições até o dia 3 ou preenchimento das vagas, pelo site http://goo.gl/Ht46Qk.

Mandarim na Unesp de São José do Rio Preto
O curso terá turmas dos níveis básico, intermediário e avançado. Com foco na linguagem oral e escrita, as aulas possibilitam ao aluno se expressar em situações cotidianas e a compreender textos simples, técnicos e gerais do idioma. As inscrições para a comunidade externa vão até o dia 5 (comparecer à Seção Técnica de Comunicações do Ibilce/Unesp, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas). Para a comunidade interna, as inscrições serão de 8 a 11 de agosto (comparecer à Rua Siqueira Campos, 37 – Santa Cruz – São José do Rio Preto, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas). A taxa para a comunidade externa é de R$ 280, mais R$ 17 da taxa regulamentar da Unesp. A comunidade interna paga apenas a taxa regulamentar.

DOE, Executivo I, 30/07/2016, p. II