Notícias

Dia dos Pais: opções de passeio, sem usar o carro
11/08/2016

 

Neste domingo, 14, comemora-se o Dia dos Pais. Alguns passeios para conhecer, ou revisitar, atrações da cidade de São Paulo sem utilizar o carro podem ser uma forma diferente – e divertida – de homenageá-lo. Há vários museus da Secretaria Estadual da Cultura localizados bem próximos de estações do Metrô. Além disso, em muitos desses espaços, os ingressos têm preços bastante acessíveis e, no sábado, alguns oferecem entrada gratuita. Confira.

O Museu da Diversidade Sexual, localizado no mezanino da Estação República, Linha 3-Vermelha, tem a proposta de preservar o patrimônio cultural da comunidade LGBT brasileira. Primeiro espaço museológico dedicado ao tema no Hemisfério Sul, o local exibe Sonhar o mundo, que celebra o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero como parte dos direitos humanos.
Estação República do Metrô – piso mezanino – loja 518 –http://www.mds.org.br/

Próximo da Estação Bresser-Mooca, também na Linha 3-Vermelha, está o Museu da Imigração. No local, é possível realizar diversas atividades e oficinas e também visitar a exposição de longa duração Migrar: Experiências, memórias e identidades, que reúne os trabalhos de preservação e pesquisa sobre o processo migratório.
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo – Telefone (11) 2692-1866 –
www.museudaimigracao.org.br

Na Estação da Luz, Linha 4-Amarela, há vários locais que merecem uma visita. A Pinacoteca de São Paulo, um dos museus mais antigos da cidade e um dos mais importantes do Brasil, tem acervo composto por obras de Victor Brecheret, Lasar Segall, Anita Mafaltti, Di Cavalcanti.
Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP
Telefone (11) 3324-1000

Próximo dali, a Estação Pinacoteca, por sua vez, reúne 200 obras do acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, composto por algumas das mais expressivas obras do modernismo brasileiro, de artistas como Lasar Segall, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Victor Brecheret.
Largo General Osório – Rua Mauá, 66
Santa Ifigênia – São Paulo – SP
Telefone (11) 3335-4990

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, na Estação Tiradentes, Linha 1-Azul do Metrô, abriga relíquias das histórias do Brasil e do mundo. O acervo é composto de mais de 18 mil peças, remanescentes dos séculos 16 ao 20. As coleções compreendem a arte sacra com prataria, pintura, mobiliário, altares, vestimentas sacras, presépios e livros litúrgicos raros.
Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP
Telefone (11) 3326.3336, www.museuartesacra.org.br

A Casa das Rosas localiza-se na Av. Paulista, bem próximo da Estação Brigadeiro, Linha 2-Verde. No Museu-Casa, o visitante pode participar de saraus, recitais e outras atividades ligadas à literatura e à poesia.
Av. Paulista, 37 – Próximo à Estação
Brigadeiro do Metrô – São Paulo – SP
Telefones (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
www.casadasrosas.org.br

DOE, Executivo I, 11/08/2016, p. II