Notícias

Viagem Literária estimula leitura em mais 85 cidades
07/09/2016

 

Programa leva bate-papos e palestras para bibliotecas públicas do Estado

 

O Viagem Literária, programa da Secretaria da Cultura, vai começar no dia 12 de setembro sua caminhada pelo interior e litoral paulistas. Neste ano, 15 atrações, entre grupos e contadores, passarão por 85 cidades e realizarão 170 contações de histórias. Confira aqui a programação completa.

Lançado em 2008, o Viagem Literária visa o incentivo à leitura e encontra ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural. Programa é gerido pela SP Leituras e integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Entre os convidados selecionados estão: os grupos Pirlimpimpim, Girasonhos, Núcleo de Conto Amor-Perfeito, Agrupamento Teatral e as Companhias Bisclof, Arte Negus e Malas Portam. Também fazem parte da programação os contadores Ana Luisa Lacombe, Roberto Rocha Pombo, Tininha Calazans, Kiara Terra, Lídia Engelberg, João Acaiabe, Ana Antunes e Tulio Crepaldi e Lilian Marchetti.

Dirigidos a leitores infantojuvenis e adultos, os encontros deste ano acontecerão em dois horários por dia, sempre nas bibliotecas públicas. Cada grupo circulará por cinco cidades, proporcionando uma maior interação entre o público e a literatura de uma forma lúdica e divertida.

Desde 2012, foram realizados 970 eventos, que contaram com a participação de mais de 108 mil pessoas. Este ano, 28 cidades vão participar do programa pela primeira vez.

Bibliotecas e Leitura

O Viagem Literária é um dos programas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo dedicados à valorização das bibliotecas públicas e ao estímulo à leitura. A Secretaria mantém, por meio da coordenação do Sistema de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (SisEB), ações contínuas de atualização profissional e renovação de acervos, a exemplo de cursos de capacitação, periódicos e do Seminário Internacional de Bibliotecas.

Do Portal do Governo do Estado