Notícias

Mutirão de catarata pretende operar mais 7 mil pessoas até dezembro
08/09/2016

 

Cirurgias serão realizadas em 27 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e hospitais públicos; serão beneficiados pacientes de 16 regiões

 

Um grande mutirão para realização de cirurgias de catarata em 27 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e em hospitais públicos de todo o Estado começou nesta quinta-feira (8). A meta é realizar mais de sete mil cirurgias até dezembro, 33,3% a mais do que o número de rotina, ou seja, ao invés de 21 mil cirurgias, serão realizadas 28 mil. O lançamento da campanha foi feita pelo governador Geraldo Alckmin.

"Nós criamos o AME Mais que realiza cirurgias de média complexidade. Dos 55 AMES, 30 são AME Mais. Desses 30, 27 terão os mutirões de oftalmologia, o mutirão de catarata. A maioria dos casos da doença é pela idade. Então é uma cirurgia rápida que você tira o cristalino e coloca uma lente no lugar, num local cirúrgico adequado, um trabalho bem feito", explicou o governador.

As pessoas serão atendidas mediante agendamento dos municípios pela Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross), do Governo do Estado. Ao todo, serão beneficiados pacientes de 16 regiões: ABC, Araçatuba, Barretos, Campinas, São Paulo, Bauru, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Franca, São João da Boa Vista, Vale do Ribeira, Piracicaba, Baixada Santista e Sorocaba. Confira a lista completa aqui.

Mutirão de cirurgia de retina em Rio Preto
A Secretaria de Estado da Saúde promoverá, também a partir desta quinta-feira, um mutirão de cirurgias de retina no Hospital Estadual de São José do Rio Preto.

Com investimento de R$ 520 mil, serão 25 procedimentos cirúrgicos a mais por mês na unidade, entre setembro de dezembro, totalizando um aumento de 100 cirurgias nesse período.

Do Portal do Governo do Estado