Unesp: desconto para a rede estadual
15/09/2016

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) está com inscrições abertas para a isenção da taxa do vestibular 2017. O benefício é válido para os 499,2 mil estudantes matriculados na terceira série do ensino médio da rede estadual – regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o desconto, o valor integral de R$ 170,00 é reduzido para R$ 42,50. O cadastro de alunos da rede pública e as inscrições para o público geral começaram no dia 12 e seguem até 10 de outubro no endereço www.vunesp.br. A primeira fase está marcada para 13 de novembro.

Além da redução na taxa da prova, estudantes da rede também podem participar do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Assim, das 7.365 vagas distribuídas em 173 cursos de graduação no próximo semestre, 45% (ou 3.341 vagas) são destinados àqueles que fizeram todo o ensino médio regular ou EJA em escolas públicas.

Para reforçar o estudo fora das salas de aula, a Secretaria Estadual da Educação mantém no ar, 24 horas por dia, a plataforma Cursinho Pré-Universitário. Criado pela Escola Virtual de Programas Educacionais, a ferramenta reúne provas das universidades paulistas, entre elas a Unesp, oferecendo questões de edições anteriores e simulados. O vestibulando também tem a oportunidade de revisar o conteúdo e receber diagnóstico de desempenho.

DOE, Executivo I, 15/09/2016, p. III