Campinas vai utilizar resíduos urbanos para produzir composto para adubo
20/09/2016

Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Campinas fecham parceria para produzir e distribuir o composto aos agricultores da região

Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Campinas fecharam uma parceria para utilizar resíduos urbanos, como restos de frutas, podas de árvore e cortes de grama, em compostagem para adubos orgânicos. O produto poderá ser utilizado na agricultura, em parques e jardins.

A parceria foi acertada pelo Instituto Agronômico do Estado (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com a administração municipal. A prefeitura vai recolher pela cidade materiais de poda como galhos, troncos, folhas e grama, base para a fabricação do composto.

A iniciativa também contará com a participação da Sociedade de Abastecimento de Água de Campinas (Sanasa) que adicionará lodo de esgoto tratado para enriquecer o composto, e da Central de Abastecimento (Ceasa), que contribuirá para a mistura com restos de frutas que não foram comercializadas.

O material será oferecido a agricultores. Existe a possibilidade, ainda em estudo, de utilização da logística da própria Ceasa, a partir dos veículos que chegam carregados da produção no campo e voltam vazios, para levar o produto em seu retorno à propriedade rural.

A iniciativa também trará ganhos ambientais porque os restos de poda e grama deixarão de ser depositados nos aterros rurais. Para o diretor do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonnel, o trabalho conjunto servirá de base para estudos científicos de aplicação do composto no sistema de produção agrícola do Estado.

Com informações da Secretaria da Agricultura e Abastecimento

Do Portal do Governo do Estado