Notícias

USP terá primeira Semana de Ciência e Tecnologia
6/10/2016

 

Evento contará com mais de 70 atividades gratuitas

 

A Universidade de São Paulo (USP) vai promover entre os dias 18 e 22 de outubro, a primeira edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia. Com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, a intenção é estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade.
O evento proporciona gratuitamente um espaço interativo das de atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pela universidade. Em São Paulo, a programação compreende mais de 70 atividades gratuitas na Cidade Universitária, no Butantã, e no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec), na Água Funda. Em Santos, o Monumento Nacional Engenho dos Erasmos será a sede das atividades.

Programação

Dentre as atividades programadas para a Semana no campus da USP em São Paulo, está o Jogo do Goleiro, desenvolvido pelo Departamento de Neuromatemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME). O jogo consiste em uma demonstração científica e interativa sobre o estudo dos padrões utilizados na cobrança de pênaltis.

O visitante pode participar da atividade na função de goleiro e, por meio de probabilidades e padrões de chute, pode passar para a fase seguinte da competição.

A robótica também será apresentada ao público pelo projeto Robô Seguidor, organizado pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (EP). O projeto segue algoritmos de visão computacional, que permite que o robô siga qualquer pessoa sem a necessidade de preparação. Outras atividades desenvolvidas pela EP ensinam o participante a pilotar um avião ou comandar um navio.

No primeiro, um simulador de voo demonstra o interior de uma aeronave, com a reprodução de um aeroporto e de uma sala de espera. No segundo, os visitantes podem acompanhar o ambiente da ponte de comando do navio e a simulação de diversos tipos de navios, portos e condições ambientais.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Do Portal do Governo do Estado