Notícias

Doação de sangue canino: Parque Villa-Lobos sedia ação sexta e sábado
6/10/2016

 

Antes de doar, cão passará por um check-up de oito diferentes tipos de exames

 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde dos pets e alertar sobre uma das doenças que mais matam cachorros no mundo, a Leishmaniose, o Parque Villa-Lobos vai sediar nesta sexta-feira (7) e sábado (8) o Dia do Bem-Estar Animal com atendimento gratuito para os bichinhos.

Serão oferecidos diagnósticos gratuitos de doenças por meio da primeira unidade móvel de coleta de sangue na América Latina - projeto do SANIM VET (Banco de Sangue Veterinário) em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi.

E como vai funcionar? Antes de doar sangue, o cão passará por check-up gratuito de oito diferentes tipos de exames: Hemograma (para anemia, infecções bacterianas ou virais, inflamações dentre outras patologias), ALT (para diagnosticar lesão hepática), Fosfatase Alcalina (para diagnosticar distúrbios hepáticos e ósseos), Sorologia para Babesia canis (hemoparasita), Ehrlichia canis (hemoparasita), Brucella canis (hemoparasita), Leishmania spp (hemoparasita) e Hemocultura (pesquisa de bactérias no sangue).

O Banco de Sangue Veterinário visa oferecer hemocomponentes (sangue total, concentrado de hemácias e plaquetas) para a realização de transfusão sanguínea de cães com a tecnologia de processamento das bolsas e separação dos hemocomponentes.

Todas as pessoas que circularem pelo espaço também poderão acompanhar ações paralelas em comemoração ao Dia Internacional dos Animais (4 de outubro) como apresentações de agility e de obediência com os cães da Turma da Bayer, empresa responsável pelo evento em parceria com as ONGs AMPARA e Arca Brasil.

Para participar é necessário que o cão se enquadre nos pré-requisitos abaixo:

- Possuir mais de 25kg;

- Ter entre 1 e 7 anos;

- Estar clinicamente saudável;

- Manter temperamento dócil;

- Estar vacinado e vermifugado (comprovado via carteira de vacinação);

- Estar sem pulgas e carrapatos;

- Não ter passado por procedimento cirúrgico recente (nos últimos dois meses);

- Caso seja fêmea, não estar no período de gestação.

SERVIÇO
Dia do Bem-Estar Animal no Parque Villa-Lobos - doação de sangue canino
Dias 7 e 8 de outubro
Local: Espaço canino no Parque Villa-Lobos
Endereço: Avenida Queiroz Filho, s/n - Alto de Pinheiros - Portão 1 (entrada do Detran)
Horário: das 10h às 16h
Todos os cães que realizarem a doação de sangue ganharão um kit composto por produtos da Bayer e petiscos caninos
Atendimento gratuito e vagas limitadas

Do Portal do Governo do Estado