Notícias

Mutirão de mamografia atende 850 mulheres na Arena Corinthians
17/10/2016

 

Exames serão realizados na carreta do programa “Mulheres de Peito”; Interessadas devem fazer inscrição prévia

 

A carreta do programa "Mulheres de Peito" está estacionada na Arena Corinthians para a realização de mamografias. O mutirão, realizado pela segunda vez em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Sport Club Corinthians Paulista, vai até o próximo dia 29 e pretende atender até 850 mulheres.

Para participar, é necessário se inscrever previamente pelo site da ação. Caso o número de interessadas ultrapasse a capacidade de atendimento, será realizado sorteio. As inscritas que se enquadrarem em grupo de risco, ou seja, que identificaram alterações nos seios e/ou possuem histórico familiar de câncer de mama ou ovário, terão atendimento prioritário. Outros critérios para a seleção são o tempo de realização da última mamografia (superior a um ano), ordem de inscrição e residência nas proximidades do Itaquerão.

Mulheres com idade entre 40 e 50 anos, além de efetuar a inscrição pelo site, necessitam de prescrição médica para serem atendidas. As que estiverem nessa faixa etária, identificaram alterações na mama e não possuem a prescrição, serão atendidas por especialistas do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, que atuarão voluntariamente na carreta. Esses profissionais poderão fazer a triagem e o encaminhamento para a mamografia no próprio local, se necessário.

A Secretaria da Saúde mobilizará por dia uma equipe de 12 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e agentes administrativos para obter qualidade no serviço prestado em todo o período. A carreta atenderá das 9h às 18h e contará com o apoio da equipe de voluntariado do Hospital Santa Marcelina na recepção das pacientes na Arena. O acesso será no estacionamento, pelos portões J e K, do setor leste do estádio.

Agendamento

A Secretaria da Saúde oferece um callcenter para agendamento de mamografias por meio do programa "Mulheres de Peito". Mulheres aniversariantes do mês de outubro, com idade entre 50 e 69 anos, e que nasceram em ano par, podem realizar os exames de forma gratuita e sem a necessidade de pedido médico. A agenda também está disponível para aquelas que nasceram em ano ímpar e realizaram a última mamografia há mais de dois anos.

Para agendar o exame, basta ligar no 0800 779 0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No momento da ligação é importante ter em mãos dados como número do cartão SUS (Sistema Único de Saúde), endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais. No próximo mês, as aniversariantes de novembro poderão contatar o serviço telefônico para agendar o exame.

O agendamento é feito em um dos 300 serviços do SUS que possuem o equipamento necessário, no local mais próximo da residência da paciente. Desde janeiro até o final de setembro, foram agendadas 10.043 mil mamografias em todo o Estado por meio do callcenter.

SERVIÇO
Mutirão de mamografia na Arena Corinthians
De 17 a 29 de outubro, das 9h às 18h
Agendamento pelo site Outubro Rosa Sport Club Corinthians Paulista

Do Portal do Governo do Estado