Notícias

Governo do Estado apoia 900 bibliotecas
29/10/2016

 

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas estimula atividades das unidades municipais e comunitárias mantidas pelas prefeituras

 

O Governo do Estado mantém um sistema voltado para dar apoio às atividades de bibliotecas municipais e comunitárias. Criado em 1984 e reformulado em 2010, o SisEb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas) tem a tarefa de incentivar as cerca de 900 bibliotecas existentes nos municípios paulistas.

A intenção é fazer com que elas se transformem em centros de cultura, capazes de aglutinar a atenção de potenciais leitores com a promoção de iniciativas que estimulem o hábito da leitura, principalmente entre crianças e jovens.

O Sistema mantém um site para capacitação das equipes das bibliotecas municipais, o Aprender Sempre, com informações sobre cursos, oficinas, eventos, textos e outras atividades relacionadas ao universo das bibliotecas e ao incentivo à leitura.

A doação de livros é outro suporte do sistema às bibliotecas municipais, extensivo às bibliotecas comunitárias e salas de leitura no Estado de São Paulo. Os municípios interessados podem solicitar o envio de livros pelo email bibliotecaseleitura@sp.gov.br e fornecer as seguintes informações: nome do município, nome da biblioteca ou instituição, nome do responsável, telefone e email.

Para saber mais sobre as bibliotecas municipais acesse o site do SisEb. Nesse mesmo endereço, os gestores podem atualizar os dados de suas bibliotecas.

Bibliotecas especializadas

O Estado de São Paulo mantém ainda uma rede de bibliotecas especializadas em diferentes temas, mantidas pelas secretarias e demais órgãos do Estado. Um vasto material para pesquisa que está à disposição dos interessados. Os dados estão disponíveis no site da Biblioteca Virtual do Estado, criado para fornecer informações sobre a administração pública do Estado, serviços públicos e alguns conteúdos de interesse da população.

Seminário Internacional

A Secretaria da Cultura promove todos os anos um seminário internacional para incentivar as atividades de bibliotecas municipais e comunitárias. Em sua 9ª edição, o seminário que acontece este ano, entre os dias 7 e 9 de novembro, tem como uma de suas principais atrações a presença da bibliotecária Genevieve Patte.

Consultora de projetos internacionais, ela é autora do livro "Deixe que leiam", que traz dicas de como estimular a leitura entre crianças e jovens. As incrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet.

Portal do Governo do Estado