Notícias

Simulado on-line auxilia alunos e escolas na preparação para o Saresp
24/11/2016

 


Neste ano, a aplicação da prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp) está prevista para ocorrer nos dias 29 e 30 de novembro. Com o objetivo de auxiliar o trabalho das equipes gestoras e professores das escolas estaduais, a Secretaria Estadual da Educação colocou no ar simulado com 24 itens de múltipla escolha das duas disciplinas exigidas na prova. O conteúdo está disponível na Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/).


As questões têm como base a ‘matriz de referência’ e foram agrupadas de acordo com a etapa de ensino. A proposta é que os alunos conheçam, de forma prévia, o formato da prova (quantidade e tipo de perguntas, e tempo para resposta).


O resultado é divulgado no mesmo dia. Os professores de Língua Portuguesa e Matemática têm ainda acesso aos relatórios de cada classe e região. A ideia é que, com os dados em mãos, seja possível identificar as dúvidas dos jovens.


Saresp A avaliação tem o propósito de identificar as habilidades e competências de crianças e jovens de cada etapa escolar e a eficiência do currículo adotado em São Paulo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Participam da prova estudantes do 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.


DOE, Executivo I, 24/11/2016, p. III