Operação Natal na Estação Brás da CPTM para atender aumento de demanda
29/11/2016

Com a proximidade do Natal e o pagamento da primeira parcela do 13º salário, o movimento de pessoas que se dirigem às regiões de compras da capital aumenta gradativamente, sobretudo na Estação Brás, localizada em um dos principais polos comerciais. Para atender esse público, a CPTM adotou no sábado, 26, a Operação Natal na Estação Brás.

O aumento de demanda nessa época pode ser avaliado ao se verificar que, na segunda-feira que antecedeu o feriado do dia 15, a Estação Brás registrou embarque de 172.251 passageiros e bateu o recorde do ano. Essa marca superou em 8,63% o número de usuários na mesma data do ano passado, quando houve movimento de 158.567 pessoas. Em dezembro, aos sábados, a Estação Brás chega a ter um milhão de passageiros circulando pelo local.

Para facilitar o deslocamento dos usuários nos embarques e desembarques, a ação contemplará, até o dia 24 de dezembro, estratégias operacionais e com reforço da segurança durante todo o horário de funcionamento do sistema. Aos sábados, o horário de pico será ampliado e o número de empregados no local será elevado em 48%, passando de 44 para 65, com apoio do pessoal de outras linhas e o reforço de mais dez agentes no efetivo da segurança.

Será intensificada, ainda, a emissão dos avisos sonoros e as informações de segurança aos usuários, como cuidados redobrados com pertences, bolsas, celulares, e até com as crianças, além da compra antecipada do bilhete para a volta. Todos os guichês da bilheteria estarão abertos e um deles vai receber exclusivamente pagamentos feitos em moedas e no valor exato da tarifa.

Para organizar as filas na bilheteria serão usados direcionadores de fluxo e gradis para a linha de bloqueios (catracas). Haverá orientação para o embarque seguro nas plataformas e acessos preferenciais às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Outra ação importante é o ponto de encontro, logo após a linha de bloqueios, para acolher momentaneamente pessoas que se desencontraram.

A CPTM enviou ofício à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) solicitando a proibição do acesso de veículos à Praça Agente Cícero, que fica em frente à Estação Brás, para facilitar a saída e a entrada dos usuários, a fim de evitar a aglomeração de pessoas e eventuais tumultos. A CPTM solicitou ao comando da Polícia Militar atenção especial no policiamento do entorno da Estação Brás e iniciou tratativas com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) para pedir reforço da segurança no local.

Em caso de dúvida, o passageiro pode ligar para o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) pelo 0800 055 01 21 ou acessar o site www.cptm.sp.gov.br/.

DOE, Executivo I, 29/11/2016, P.III