Notícias

Instituto Butantan faz testes da 1ª vacina da dengue em Minas Gerais
06/12/2016

 

Serão 1,2 mil voluntários em BH; essa é a terceira e última fase da vacina

 

O Instituto Butantan lançou oficialmente nesta quarta-feira (6) os testes clínicos em humanos da primeira vacina brasileira da dengue. Os exames foram feitos em Belo Horizonte (MG).

Ao todo, 1,2 mil pessoas de 2 a 59 anos participaram do estudo. Desse total, 2/3 receberam a vacina e 1/3 receberam placebo, uma substância com as mesmas características da vacina, mas sem os vírus. Os participantes serão acompanhados por equipe médica por um período de cinco anos para verificar a eficácia da proteção oferecida pela vacina.

Essa é a terceira e última etapa antes de a vacina ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O veredicto da instituição possibilitará a vacina ser produzida em larga escala pelo Butantan.

Os testes clínicos em BH foram conduzidos pela Universidade Federal de Minas Gerais e ocorrerão no Centro de Saúde Jardim Montanhês.

Testes no Brasil

Há testes em andamento em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), em três centros no Estado de São Paulo (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo), em Fortaleza (CE), Aracaju (SE) e Pernambuco na região Nordeste, além de Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).

Os testes envolverão 17 mil voluntários em 13 cidades nas cinco regiões do Brasil. Podem participar do estudo pessoas saudáveis, que já tiveram ou não dengue em algum momento da vida e que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos.

#SPContraoAedes

Do Portal do Governo do Estado