Notícias

Atenção: não viaje sem quitar o licenciamento do veículo
24/12/2016

 


Um lembrete para os motoristas e, principalmente, para quem vai pegar estrada nas férias: todo veículo, independentemente do número final de placa, estará irregular se circular a partir de 1º de janeiro sem o licenciamento do ano de 2016. E ainda poderá ser guinchado e removido para um pátio.


O calendário obrigatório teve início em abril. Agora, no mês de dezembro, é a vez dos veículos com placa terminada em 0 e caminhões com final 9 ou 0 serem licenciados. No entanto, se o motorista deixou de licenciar o veículo por algum motivo no mês obrigatório, esta é a hora de regularizar a situação.


Todas as unidades Detran.SP e postos Poupatempo estarão fechadas hoje (24) e nos dias 30 e 31 de dezembro. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os postos abrirão a partir das 12 horas.


O licenciamento tem taxa única de R$ 80,07 para qualquer tipo de veículo e pode ser feito de forma eletrônica, via sistema bancário, com entrega do CRLV pelos correios, ou presencialmente nos postos Poupatempo e unidades do Detran.SP.


Conforme estabelece o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima. O proprietário recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário.


Importante: não basta pagar a taxa, o veículo só é considerado licenciado a partir da emissão do CRLV, que ocorre de forma automática apenas quando o serviço é feito eletronicamente na rede bancária com entrega postal.


Mas, atenção: o prazo para recebimento via correios é de sete dias úteis após a emissão do documento. Então, quem for pegar a estrada durante as festas de fim de ano deve optar por fa zer o serviço de forma presencial, soli citando a emissão na unidade com o comprovante de pagamento e o documento de identidade. Leia sobre como fazer o licenciamento eletrônico no site www.detran.sp.gov.br/.


DOE, Executivo I, 24/12/2016, P.I