Notícias

Ajude a regularizar os estoques dos Bancos de Leite Humano e de Sangue
07/01/2017

 

Neste período do ano, os Bancos de Sangue e os Bancos de Leite Humano costumam registrar baixas em seus estoques. As férias escolares e viagens costumam afastar os doadores. Confira os requisitos para as doações.

DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

O leite humano doado garante a nutrição adequada de bebês cujas mães não têm condições de amamentar seus filhos. E é fundamental para a sobrevivência de recém-nascidos prematuros, pois aumenta a imunidade dos bebês. Para ser doadora é preciso estar amamentando exclusivamente o filho, ser saudável, não fazer uso de medicamentos, não ser usuária de droga ilícita nem consumidora habitual de bebida alcoólica. A doação é benéfica para a doadora, pois evita o empedramento das mamas e auxilia a voltar ao peso mais rapidamente. É benéfico também ao próprio filho, pois aumenta a produção de leite.

As interessadas devem entrar em contato com o Banco de Leite mais próximo. A lista completa dos endereços está disponível no site http://rblh.fiocruz.br, que também informa sobre como proceder para fazer a retirada e o armazenamento do leite. Muitos bancos de leite oferecem serviço de busca em domicílio. A relação de telefones dos Bancos de Leite Humano do Estado está disponível no link https://goo.gl/qPRSoR.

DOAÇÃO DE SANGUE

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24; horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto. Alguns impedimentos temporários são: resfriados (é preciso aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas); ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; e ter realizado procedimento endoscópico nos últimos seis meses ou tatuagem nos últimos 12 meses. Grávidas e mulheres que amamentam a menos de 12 meses também não podem doar. Homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalos de, no mínimo, 60 dias; mulheres podem doar três vezes ao ano, a cada 90 dias. A lista de endereços dos postos de coleta pode ser obtida pelo site www.prosangue.sp.gov.br ou pelo Alô Pró-Sangue (0800-55-0300). Esses serviços dispõem de mais informações sobre os requisitos para fazer doações.

DOE, Executivo I, 07/01/2017, p. II