Notícias

Festival da Mantiqueira começa hoje
25/05/2012

 

Encontro literário de São Francisco Xavier, em SP, vai reunir Rubens Figueiredo, Ana Miranda e José Castello, entre outros

 

Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tradicional anúncio dos 20 finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura não ocorrerá nesta edição do evento

DE SÃO PAULO

De hoje a domingo, a literatura vai tomar as ruas de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (a 138 km de São Paulo).


Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Festival da Mantiqueira chega a sua quinta edição já consolidado no cenário literário, mas preservando o caráter intimista.


"Nosso cuidado foi não tornar o evento grande demais. Queremos dar atenção para os autores e ter a chance de aproximá-los do público", diz o curador André Sturm.


A abertura está marcada para as 20h. Amanhã, Carlos Eduardo Novaes ("Redemptoris") e Flávio Carneiro ("A Distância das Coisas") abrem os debates falando sobre literatura e entretenimento.


Às 17h30, José Castello ("Ribamar") Rubens Figueiredo ("Passageiro do Fim do Dia") e Marcelo Ferroni ("Método Prático da Guerrilha") comentam as relações entre ficção e realidade.


O tema também vai nortear o encontro de Ana Miranda ("Boca do Inferno") com o público, no domingo.


Diferentemente das edições anteriores, o anúncio dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura não ocorrerá no festival.


O prêmio, que dá R$ 200 mil a cada um de seus dois vencedores, faz parte agora da unidade de biblioteca da secretaria de Cultura e não mais da de fomento, que organiza o festival. Segundo a organização, as agendas das duas unidades não coincidiram. A previsão é que os finalistas do prêmio sejam divulgados até o fim de julho.


Fonte: Folha de SP/Ilustrada