Notícias

Detran.SP informatiza divisão de exames médicos em mais 28 cidades
23/01/2017

 

Ferramenta fará distribuição imparcial das avaliações físicas e psicológicas dos processos de habilitação para dirigir

 

Seguindo recomendações do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Psicologia, a partir desta segunda-feira (23) as unidades de trânsito de mais 28 cidades do Estado passam a contar com sistema informatizado de divisão equitativa dos exames de aptidão física e mental, necessários nos processos de primeira habilitação, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e adição ou mudança de categoria.

Com 156 médicos credenciados junto ao Detran.SP, os municípios que passarão a contar com a ferramenta são Araras, Artur Nogueira, Assis, Bebedouro, Cajobi, Capivari, Cardoso, Catanduva, Cotia, Cravinhos, Itapecerica da Serra, Jacupiranga, Jaú, Matão, Mirassol, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Palmeira D’Oeste, Palestina, Piracaia, Pirangi, Registro, Santa Cruz do Rio Pardo, São Carlos, São Simão, Sertãozinho, Tabapuã e Vargem Grande do Sul.

Esta é mais uma etapa do projeto-piloto iniciado em setembro de 2015 pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e já implantado em 330 cidades. Em breve, o sistema e a divisão equitativa de avaliações psicológicas passarão a ser utilizados em todas as unidades de trânsito do Estado.

Desenvolvido pelo Detran.SP em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o sistema faz a distribuição dos exames de forma aleatória e impessoal a médicos credenciados pelo órgão nos respectivos municípios.

O envio do exame do cidadão ao Detran.SP pelo sistema e-CNHsp, que registra todo o processo de habilitação, poderá ser feito apenas pelo médico designado. Se precisar reagendar o exame, o usuário poderá marcar uma nova data na unidade de trânsito ou na clínica médica para a qual foi encaminhado.

Somente em situações excepcionais que impossibilitem a realização do exame com o médico denominado, o candidato poderá ser redirecionado para outro profissional, selecionado novamente por meio do sistema eletrônico no respectivo posto do Detran.SP.

Para obter mais informações, acesse o Portal do Detran.SP na Internet ou ligue no Disque Detran.SP – capital e municípios com DDD 11: 3322-3333. Demais localidades: 0300-101-3333. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Do Portal do Governo do Estado