Notícias

Consumo de chá para ‘tratamentos’ pode ser arriscado
28/01/2017

 

Uso inadequado pode causar problemas graves de saúde; é preciso de atentar aos riscos de intoxicação

 

Sabia que é preciso cautela na hora do consumo de chás? A desinformação sobre ingestão de alguns chás pode levar a graves problemas no fígado e até a necessidade de transplante. Apesar de comum, o uso de chás para “tratamentos” não é recomendável por médicos hepatologistas.

“Ao contrário do que a população imagina, alguns tipos de chá podem provocar graves intoxicações ao fígado independentemente da quantidade consumida. Por esse motivo, é preciso ficar atento às limitações de cada pessoa e a erva utilizada”, explica a especialista em Gastroenterologia e Hepatologia e médica da equipe de transplante hepático do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, Carolina Pimentel.

Diversos relatos de pacientes sugerem problemas causados por chás comuns como o verde, cascara sagrada e cavalinha, até outros mais raros. “As ditas receitas para a desintoxicação do fígado, muito comuns depois de festas, férias e feriadões, por exemplo, podem causar dano ainda maior ao fígado. A má informação no consumo de chás pode levar a sérias complicações de saúde como inflamação e até perda do fígado, algumas vezes com necessidade de transplante”, diz ela.

Esta intoxicação não é fácil de ser diagnosticada pois, na maior parte dos casos, não produzem sintoma.

Do Portal do Governo do Estado