Notícias

Iamspe dá dicas de como conservar medicamentos em casa
17/02/2017

 

Uso de remédios fora da validade ou mantidos de forma incorreta pode trazer prejuízos ao tratamento médico

 

Em que local da sua casa você guarda os seus remédios? Você possui uma pequena farmácia em casa? Ao usar medicamentos, sejam comprimidos, pomadas, cremes e similares, é importante ter cuidado com a validade, locais e a forma de armazenamento. Confira algumas dicas do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe):

Conservação

A maioria dos medicamentos é sensível à luz e, por isso, deve permanecer em sua embalagem original, longe de lugares úmidos, quentes ou frios, como o armário do banheiro, porta-luvas de veículos ou em cima da geladeira.

Fique de olho na validade

Não use medicamentos com data de validade vencida. Além de perderem a sua eficácia, existem fatores de risco que podem prejudicar o tratamento ou até causar intoxicação.

Remédio devidamente separado

É comum que as pessoas tenham uma pequena farmácia em casa, porém, é importante guardar os medicamentos junto com a bula e separados de outros produtos, como os cosméticos.

Não descarte a embalagem

Um organizador de comprimidos pode ser utilizado, pois ajuda a separar medicamentos por dia e horário. No entanto, evite descartar a embalagem que acondiciona o remédio, algo que pode alterar a composição das substâncias. Prefira fazer um recorte da embalagem, preservando o comprimido, e só utilizá-lo no momento da medicação.

Fique frio

Alguns remédios, como a insulina, precisam ser guardados na geladeira. Entretanto, não devem ser colocados na porta. Neste caso, siga a orientação do fabricante para garantir a sua eficácia. Também é importante que o paciente mantenha todo o tipo de medicamento fora do alcance de crianças, que podem confundi-lo com balas, sucos ou doces.

Proteja a natureza

Para evitar a contaminação da água, dos rios e do solo, não jogue no vaso sanitário nem no lixo doméstico os restos de medicamentos ou os que estão com a validade vencida. Faça o descarte de forma adequada em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou drogarias.

Para essas e outras informações sobre o uso e armazenamento correto de medicamentos, o Iamspe criou uma manual. Confira aqui o material.

É importante lembrar que nenhum remédio deve ser utilizado sem o conhecimento do médico, por isso evite a automedicação.

Do Portal do Governo do Estado