Notícias

SP realiza fiscalização conjunta em postos de combustíveis na capital
20/02/2017

 

Ação é fruto de convênio assinado entre governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Dória para combater fraudes

 

Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo fizeram uma ação conjunta na madrugada desta segunda-feira (20) para fiscalização de postos de combustível da capital, com a participação da Agência Nacional de Petróleo. Essa é a primeira blitz após a assinatura de um protocolo conjunto assinado pelo governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Dória, que estabelece a articulação de vários órgãos municipais e estaduais para o combate a fraudes de combustíveis.

Alckmin falou sobre e a importância do convênio. “Hoje a operação ganha um grande reforço que é a prefeitura da capital. A operação visa defender o consumidor, que, às vezes, sem saber, está abastecendo no posto que tem fraude volumétrica, chamada bomba baixa. Então ele põe 30 litros de combustível e entra 28 no tanque. Tem fraude de qualidade no produto, como água no álcool, solvente na gasolina. Isso prejudica o motor, prejudica o veiculo e é sonegação fiscal; são maus empresários”, disse.

O convênio prevê a implantação de estratégias integradas de combate à fraudes e inclui a participação de órgãos municiais, como a Secretaria de Segurança Urbana (Guarda Civil Metropolitana); de Serviços e Obras; de Urbanismo e Licenciamento, e a Secretaria de Prefeituras Regionais, com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e Procon-SP, órgãos vinculado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

A fiscalização dessa segunda-feira, com o reforço na capital da Prefeitura de São Paulo, dá sequência às operações executadas pelo Governo do Estado em postos de combustíveis que, somente no segundo semestre do ano passado, vistoriou cerca de 600 postos, em mais de 50 municípios paulistas.

Do Portal do Governo do Estado